O PS Algarve e os deputados eleitos pelo Algarve pelo Partido Socialista defendem a redução do valor das portagens na A22 - Via do Infante, por ser esta a opção mais justa e exequível para compensar os algarvios que pagam portagens superiores ao resto do País.

Baseando-se num estudo técnico desenvolvido por um conjunto de economistas e docentes da Universidade do Algarve, então divulgado, o presidente do PS-Algarve, António Eusébio, lembra que é tecnicamente possível diminuir o valor das portagens na A22 com ganhos para as pessoas, famílias e empresas da região e sem qualquer aumento da despesa pública, por força do "efeito de elasticidade" provocado pelo aumento da procura em função da redução do custo das viagens.

Na sequência da tomada de posse do novo Governo, o líder do PS-Algarve encontrou-se com o ministro da tutela para abordar esta questão, bem como o processo de requalificação da EN 125 e os investimentos referenciados pelo Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT/IEVA’s), nomeadamente a melhoria do acesso marítimo e instalações nos portos de Portimão e Faro e a modernização e eletrificação da linha ferroviária do Algarve, reiterando o interesse estratégico da região na sua concretização.

Desconhece-se que tenha sido retirada do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+), a modernização e eletrificação da linha ferroviária do Algarve – Faro, Vila Real Santo António - apresentado com pompa e circunstância na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve antes das Eleições.

Se alguma alteração ocorreu essa será da inteira responsabilidade do anterior governo, pois o atual governo nas poucas semanas de exercício assumiu os projetos do anterior governo nestas matérias conforme compromisso que assumiu na campanha eleitoral.

O presidente do PS-Algarve diz que “tal eventualidade, a ter ocorrido, é da inteira e total responsabilidade do anterior Governo” e classifica como “demagógicas” as declarações dos dirigentes e deputados do PSD, que tinham “a responsabilidade de acompanhar em permanência esta temática e permitiram que tal sucedesse, caso se confirme”.

Também, no início do ano, como é habitual e conforme está previsto nos contratos de concessão, as Infraestruturas de Portugal, IP, procederam à atualização anual das taxas de portagem, com base na evolução do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e que, no caso do Algarve, refletiu-se nas tarifas aplicadas às viaturas pesadas incluídas na classe 4 no troço Tavira – Monte Gordo da A22, estranhando-se a reação populista do PSD sobre a matéria nesta ocasião, criticando um Governo em funções há apenas seis semanas, quando tiveram mais de quatro anos para rever a situação e nada fizeram para alterar o sistema de cobrança e reduzir os tarifários, agasalhando-se no conforto da inação e do silêncio cúmplice com um Governo que deixou o Algarve e os algarvios ao abandono durante quatro anos.

 

Por PS Algarve