A tarde começou com uma sessão de trabalho que reuniu líderes comunitários da região, promovendo a partilha de ideias e o networking, passando pela sessão de abertura por Hugo Pereira (presidente da Câmara Municipal de Lagos), Aquiles Marreiros (CCDR Algarve) e Hugo Barros (Universidade do Algarve).
A apresentação do Algarve Tech Hub Summit e da Rede de Comunidades ADI ficou a cargo de Jéssica Costa (Algarve STP), Rita Gonçalves (ANJE) e António Guerreiro (Algarve Evolution), que destacaram os objetivos estratégicos da rede, nomeadamente: promover a cooperação entre comunidades e estimular processos colaborativos de inovação; apoiar a criação e crescimento de startups, atração de talento e qualificação de PME; reforçar a ligação entre academia, empresas e entidades regionais; e expandir parcerias e oportunidades de investimento no Algarve. A sessão de encerramento ficou a cargo de Sandra Oliveira (vereadora da CM Lagos).
A criação da rede nasceu de uma parceria entre a Universidade do Algarve (CRIA), AMAL, Algarve STP, Algarve Evolution, NERA e ANJE e entidades-chave do ecossistema regional de inovação. Integrada no programa Algarve Empreende 2026, desenvolve iniciativas estruturantes como o Plano de Desenvolvimento da Comunidade ADI 2030 com as comunidades de nómadas digitais e trabalhadores remotos, a Rede ATH Mentors & Investors, o Portal do Empreendedorismo, os programas de aceleração de empresas e concursos de ideias, o Roadshow Intermunicipal “Autarquias Empreende”, a participação em eventos internacionais e o programa Diversificar Algarve, que valoriza fileiras estratégicas regionais.
O ADI avança agora para uma nova fase com a preparação do roadshow intermunicipal, de setembro a novembro de 2025, representando um marco no reforço do ecossistema de inovação digital, projetando o Algarve no panorama nacional e internacional do empreendedorismo tecnológico.
CM Lagos