Com início marcado para as 9h30, a sessão de abertura conta com as participações de Ana de Freitas, vice-reitora da UAlg, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, João Moura Reis, presidente da Administração Regional da Saúde, Dulce Estevão, coordenadora do Grupo de Voluntariado UAlg V+, Filipa Mendes, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e ainda os “padrinhos do projeto”.
Às 10h30, Filipa Martins (LPCC) fará a apresentação do projeto, seguindo-se uma palestra sobre “Os caminhos da investigação oncológica na UAlg”, por Pedro Castelo-Branco, docente no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador no Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve. Recorde-se que Pedro Castelo-Branco, juntamente com Ana Teresa Maia, foram os vencedores da primeira edição dos Prémios de Investigação Maratona da Saúde, lançados pela Associação Maratona da Saúde, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo sido premiados com 50 mil euros pelas suas investigações na área do cancro.
“Um Dia Pela Vida” tem como principais objetivos informar e educar a comunidade sobre a prevenção do cancro e angariar fundos para apoiar o doente oncológico, promover a investigação em oncologia, os programas de prevenção e os rastreios da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Este projeto desenvolve-se no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, “Relay For Life” e é organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Universidade do Algarve.
Por: UAlg