A QUARPESCA, associação dos armadores pescadores de Quarteira, vem por este meio apresentar a sua discordância com este projeto.

Os pescadores estão perfeitamente conscientes da problemática gerada pela falta de água no Algarve, até mesmo porque essa mesma água (proveniente da chuva) contem nutrientes importantes para o desenvolvimento e atração até às zonas costeiras de várias espécies de pescado!

A praia da Falésia é uma das praias mais procuradas pelo turismo. Um orgulho para nós algarvios! Orgulho maior temos porque conseguimos somar qualidade aos nossos visitantes através da nossa gastronomia, muita dela relacionada diretamente com o mar. Salmonete, Sardinha, Besugo, Choco, linguado, Raia, Lula, Polvo, Sargo, Robalo, Dourada, etc, são algumas das espécies que oferecemos aos nossos turistas e que são frequentemente pescadas na zona!

O MELHOR PEIXE DO MUNDO É NOSSO!

A comunidade piscatória do Algarve não compreende como há uma Área Marinha protegida, o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado, recentemente aprovado em conselho de ministros, em que se pretende preservar as 1.294 espécies marinhas, das quais 1.020 invertebrados, 141 vertebrados e 133 espécies de algas, identificados pelos investigadores, em que dentro destes números astronómicos, que incluíram 447 espécies de valor comercial para consumo, foram ainda encontradas 12 espécies totalmente novas para a ciência, e ao mesmo tempo, a escassas 5 milhas se pense sequer num projeto deste tipo. A Dessalinização é uma possibilidade a que se deve recorrer em última instância - quando se esgotarem todas as outras alternativas.

E esta localização é uma TRAGÉDIA para os pescadores- a dessalinização tem consumos energéticos muito elevados e grandes impactos ambientais.

As perdas na rede de distribuição urbanas são, no Algarve, de 30%, e na dos regantes agrícolas são mais de 35%- dados da Agência Portuguesa do Ambiente e Administração dos Recursos Hídricos do Algarve, perdas que no conjunto somam um desperdício de, mais ou menos, 30% do consumo total da água contabilizada como gasta no Algarve.

Há alternativas à dessalinização! Recuperação destes recursos da rede que se perdem e captação de água!

A descarga de resíduos sólidos, o efluente de rejeição da salmoura no mar que contém para além do sal extraído, produtos químicos inorgânicos, orgânicos, metais pesados e ainda um elevado teor em micro-organismos.

A construção da Estação de Dessalinização é contraditória com Diretrizes da União Europeia, porque não promove a proteção das zonas costeiras e do mar do Algarve, e não respeita o princípio base de «não prejudicar significativamente (DNSH)» do Regulamento (EU) dos financiamentos públicos e privados.

Não faltam noticias de experiências malsucedidas em Espanha, onde, por exemplo em Ibiza a salmoura está a aniquilar a posidónia, alga determinante para a vida marinha local.

A eventual implementação deste projeto hipoteca a qualidade e a quantidade de pescado nas nossas águas e, consequentemente, impossibilita o sustento a muitas famílias de pescadores que vivem do mar!

Os pescadores aceitam proteger! Não aceitarão que poluam E ARRUINEM o seu local de trabalho e lutarão até à exaustão contra este CRIME AMBIENTAL!!!

 

Hugo Martins

(presidente da Quarpesca)