A NOS e a Fundação da Juventude juntaram-se para lançar o projeto IN:FORMAT, uma iniciativa que vai capacitar 8.000 alunos e centenas de professores do Algarve em competências digitais, mediáticas e de programação, ao longo dos próximos três anos. Tem como principal objetivo potenciar a capacitação digital e combater o abandono escolar precoce no Algarve, com especial atenção aos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).
O projeto forma alunos dos 4º ao 10º ano de escolaridade, sobre robótica e programação através de metodologias práticas e imersivas, utilizando ferramentas como o microcontrolador Micro:Bit e o software Minecraft Education Edition. Paralelamente, pensando na tecnologia como ferramenta de participação cívica, o programa tem também uma componente de literacia mediática e de informação. Desta forma, pretende-se que os jovens desenvolvam competências como autonomia, criatividade, cidadania, pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas.
Neste momento, o IN:FORMAT já está implementado em 45 escolas públicas, de oito agrupamentos de escolas nos concelhos de Loulé, Portimão, Olhão, Lagos, Lagoa e Aljezur. Além dos alunos, o projeto promove também a capacitação de professores, assegurando a continuidade e sustentabilidade das aprendizagens após o fim das ações. A equipa de formadores é multidisciplinar e inclui psicólogos, técnicos de comunicação, especialistas em ciências sociais e formadores de informática.
Este projeto materializa a visão da NOS de que o desenvolvimento do País depende da capacidade de esbater as desigualdades e de aproximar as pessoas. Para a empresa, a tecnologia é a principal ferramenta para alcançar este objetivo, mas só é verdadeiramente transformadora quando assenta em dois pilares fundamentais: o acesso, garantido por infraestruturas de última geração que chegam a todo o território, e a capacitação, que dota as pessoas das competências necessárias para tirarem o máximo partido da tecnologia, criando novas oportunidades.
Filipa Santos Carvalho, Administradora da NOS, salientou: “Como parte da sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, a NOS assumiu o compromisso de contribuir para uma sociedade mais ligada, desenvolvida e igualitária. Por isso, temos investido em dotar o País de boas infraestruturas, para aproximar todos os portugueses da inovação e desenvolvimento, mas também em capacitar os mais novos em literacia digital, de forma a termos novas gerações com mais oportunidades e mais capazes de usar a tecnologia de forma consciente e transformadora”.
Segundo Francisco Maria Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, “a Fundação da Juventude é uma referência nacional em projetos de capacitação digital. Após o sucesso de projetos anteriores — como o “Make Code”, no Norte e o “Programa o Teu Futuro”, no Alentejo, que capacitaram milhares de jovens estudantes entre 2018 e 2023, com uma metodologia comprovada e resultados muito positivos — o modelo chega agora ao Algarve, através do IN:FORMAT, à procura de um impacto ainda maior.”
O IN:FORMAT é um projeto desenvolvido pela Fundação da Juventude, com o apoio da NOS, e cofinanciado pela Portugal Inovação Social.
BA&N










