Dados disponibilizados pelo Instituto Nacional para a Reabilitação indicam que há 10 anos, quando o programa arrancou, 49 praias receberam o galardão de "praia mais acessível".
Em 2014, foram consideradas acessíveis 194 zonas balneares, "o que corresponde a cerca de 35% do total nacional das zonas balneares oficialmente designadas".
"É um número bom, mas mostra que ainda há margem de crescimento e sabemos que há praias que não podem ser classificadas, por características do território, mas não desistimos de, sempre que for possível, criar condições de melhor acessibilidade, associada ao conforto", disse à Lusa Rita Vilhena, do Instituto Nacional para a Reabilitação.
Estacionamento reservado às pessoas com mobilidade condicionada, passeio acessível da via publica até à zona balnear e às instalações sanitárias, acesso pedonal fácil para o posto de socorro, acesso até ao mar e informação acessível a todos são os requisitos obrigatórios.
A adesão ao programa permite aos municípios serem galardoados anualmente com o prémio "Praia + Acessível", como forma de "revelar o compromisso assumido do ponto de vista social e uma vontade firme de captar visitantes e turistas, quaisquer que sejam as suas necessidades específicas de mobilidade".
Os municípios e concessionários de zonas balneares que se queiram candidatar em 2015 poderão fazê-lo até ao dia 31 de março.
A entrega dos galardões e o hastear das bandeiras acontecerá no início da época balnear, após confirmação das condições de acessibilidade existentes nas zonas candidatas.
Para assinalar os 10 anos do programa, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal vão entregar esta tarde os prémios "Praia + Acessível" referentes a 2014 à praia de Pampilhosa da Serra, uma praia urbana, e à praia da Luz, no concelho de Lagos.
A cerimónia, a decorrer no Auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa, contará com a presença de representantes de praias galardoadas ao longo dos últimos 10 anos e apresentará o programa "Praia Acessível - Praia para Todos!" para a época balnear 2015.
Por: Lusa