Alfredo José Rosa Gomes é um dos dez finalistas do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue os docentes de escolas portuguesas que mais inspiram os seus alunos.

A distinção é atribuída a professoras e professores que se destacaram no contributo para o desenvolvimento dos jovens, para a comunidade e para a profissão.

Os finalistas e, consequentemente, o vencedor são também escolhidos em função de algumas características como a inovação, a forma como estes docentes ajudam os alunos e também a sua vocação.

Alfredo Gomes é professor de Português, Teatro e Expressão Dramática na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Conforme aponta a organização do prémio, já há “mais de três décadas” que o professor se dedica “a transformar a escola num palco de expressão, inclusão e crescimento”.

Do trabalho educativo do docente, destaca-se a fundação do Teatro da Caverna, grupo escolar que se tornou uma referência em Portimão e por onde já passaram centenas de alunos.

Com formação em Línguas e Literaturas Modernas e mestrado em Teatro e Intervenção Social e Cultural, alia a exigência à empatia, promovendo um ensino artístico onde todos têm lugar. As suas aulas são espaços de autenticidade, onde errar faz parte do processo e a confiança é a base do trabalho.

Ao longo dos anos, desenvolveu metodologias que valorizam a expressão, a colaboração e o desenvolvimento de competências transversais. O Teatro da Caverna apresenta anualmente espetáculos à comunidade, dentro e fora da escola, com forte adesão do público. Para além disso, dado que trabalham com textos e autores que fazem parte dos currículos da disciplina de Português, os trabalhos funcionam como materiais didático-pedagógicos para outros professores.

Muitos dos seus alunos seguiram estudos em teatro e cinema, mas o principal objetivo é formar pessoas, transmitir-lhes valores e levá-los a adquirirem um conjunto de competências transversais a várias disciplinas que lhes fiquem para a vida. Nunca selecionou alunos e trabalhou sempre com todos os que manifestaram interesse no projeto.

Distinguido com medalhas de mérito e presença regular nos media locais, sonha agora renovar o palco da escola: pretende investir o prémio em equipamento de luz e som, na melhoria dos bastidores e na criação de um xadrez gigante ao ar livre, promovendo a permanência e o convívio no espaço escolar.

Para o professor Alfredo a escola é, na sua essência, uma preparação para a vida e o papel do professor também passa por desenvolver, no aluno, competências que lhe permitam transformar a informação em conhecimento e, posteriormente, em sabedoria.

 

Reconhecer e celebrar o papel dos professores

No próximo dia 2 de junho, a Câmara Municipal de Portimão, reconhecendo o meritório trabalho pedagógico desempenhado na comunidade, organizará uma cerimónia de homenagem aquele docente, na qual contará com a presença do presidente do júri do Global Teacher Prize Portugal 2025, Afonso Mendonça Reis.

De notar, que o Global Teacher Prize Portugal voltou a registar um elevado número de candidaturas, com um total de 170 submissões, refletindo o crescente reconhecimento da importância do prémio no panorama educativo nacional.

O vencedor receberá 30 mil euros, verba patrocinada pela Fundação Santander, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor.

O prémio nacional conta ainda com uma parceria especial com a FNAC e com o Plano Nacional das Artes, sendo um projeto dos ministérios da Cultura e da Educação.

A cerimónia final de premiação do Global Teacher Prize Portugal está marcada para o próximo dia 6 de junho, no MAAT Central, em Lisboa.

 

Formar sociedades desenvolvidas e justas

Ao apostar no reconhecimento do papel central que os professores têm na formação de sociedades mais desenvolvidas, mais prósperas e justas, a distinção foca-se em três objetivos principais: partilhar boas práticas de evolução e mudança mais adaptadas às novas necessidades; promover um debate construtivo sobre o futuro da educação e os novos desafios; sublinhar a importância do papel dos professores no desenvolvimento da educação e do país.

Uma equipa de auditores independentes valida as candidaturas e um júri multidisciplinar e multinacional (composto por professores, especialistas em educação, jornalistas, empresários, gestores, cientistas) avalia as candidaturas e elege o vencedor, sendo novidade na edição deste ano uma menção honrosa dedicada a educadores de infância, que conta com o apoio da UNICEF Portugal.