Cerca de 150 atletas foram distinguidos pela Câmara Municipal de Silves pelos bons resultados obtidos nas várias modalidades desportivas.

Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves (CMS), defendeu ontem, dia 3 de setembro, durante a sessão solene de Comemoração do dia do Município, que “o Município de Silves considera de inteira justiça - por valorizar o empenho e o mérito de quem mais trabalhou”, homenagear os atletas do concelho, acrescentando ainda que tal gesto é “um estímulo redobrado para que a prática desportiva se alargue e os bons resultados se repitam”.

Aproximadamente 150 atletas, pertencentes a diversas coletividades do concelho (Casa do Povo de SB Messines, Bombeiros Voluntários de Silves, Silves Futebol Clube, Clube Xelb, Clube de Futebol os Armacenenses, Associação Desportiva e Cultural de Tunes, Grupo de Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, Clube de Ténis de Silves, Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim), foram distinguidos pelos bons resultados obtidos nas modalidades de andebol capoeira, ginástica desportiva, luta, ténis, setas, futebol atletismo, natação e ciclismo, já que muitos se sagraram campeões nacionais ou regionais nos seus respetivos campeonatos.

Referindo-se a esta homenagem, a Presidente da CMS adiantou que a autarquia procurará, no próximo ano, “criar condições para que a valorização do mérito se estenda a outras áreas da atividade humana”.

Durante a sessão solene foi, ainda, apresentado o novo portal do Município, que já está disponível para visualização e consulta, meio que a edil silvense diz enquadrar-se “num projeto mais vasto de modernização administrativa dos serviços camarários”. “Consideramos tratar-se de um importante instrumento de comunicação e interação com os munícipes, com uma imagem cuidada, moderna e atraente”, afirmou a autarca, considerando, igualmente, que a informação está “melhor estruturada e acessível” e que, com esta ferramenta tecnologicamente mais avançada, se poderá criar “uma melhor relação município/munícipe”.

Ainda no seu discurso e por se assinalar uma importante data histórica para a cidade de Silves (a sua tomada pelos cristãos), a Presidente da CMS apontou o património histórico-cultural da cidade como “um recurso precioso e um dos fatores do desenvolvimento económico e social do território que a autarquia preserva e valoriza numa perspetiva de articulação com a cultura e o turismo, e numa ótica diferenciadora no plano da competição com outros espaços”.

Após a sessão solene, decorreu um momento dedicado à literatura e poesia, com a leitura de poemas de autores silvenses contemporâneos pela técnica da autarquia Sónia Pereira, por António Baeta e José Paulo Vieira, voluntários dos clubes de leitura do Município. 

 

Por: CM Silves