O Município de Silves assinou, a 01 setembro de 2025, dois acordos de colaboração com os proprietários de prédios onde foram identificados geossítios com interesse de classificação, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, em particular no Monte de São José.

Com estes acordos, pretende-se dar a conhecer o património geológico do concelho de Silves, de grande valor científico, e dar um primeiro passo no sentido de se proceder à sua classificação. A valorização e a conservação do património natural constituem desígnios do Município de Silves, que se interligam com o turismo sustentável e a preservação dos valores naturais intrínsecos. 

Deste modo, abre-se a possibilidade de visitar locais que antes não estavam acessíveis, dando a conhecer sítios de grande relevância geológica, e permitir a sua divulgação quer a públicos especializados (no âmbito das ciências da terra), quer ao público em geral, enfatizando a educação e sensibilização ambiental.

Uma vez que o Município de Silves integra o território do Geoparque Algarvensis, esta divulgação e valorização vão ao encontro da missão deste candidato a geoparque mundial da UNESCO, que preconiza a proteção, valorização e dinamização do património natural, em particular o geológico, procurando a criação de conhecimento científico, assente numa estratégia de desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, as intervenções preconizadas encontram-se alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, concretamente com o ODS 4.7 - Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global, com o ODS 11.4 - Proteção do património cultural e natural, com o ODS 12.2 - Gestão e uso sustentável dos recursos naturais, com o ODS 17.6 - Partilha de conhecimento e cooperação para o acesso à ciência, tecnologia e inovação, e com o ODS 17.7 - Promover parcerias efetivas.

 

CM Silves