Praça da República volta a ser um dos grandes cenários do «Verão em Tavira»

No âmbito do Verão em Tavira estão agendados diversos espetáculos que prometem continuar a animar as noites, na Praça da República, entre 12 de julho e 31 de agosto, pelas 22h00.
Uma programação gratuita a pensar em todos, sendo já considerada um símbolo do nosso verão quente.
Da calendarização consta o seguinte:
JULHO
Dia 12
XXXIII Festival de Folclore “Cidade de Tavira”
Org.: Rancho Folclórico de Tavira
Dia 15
Em Casa d’ Amália
Programa da RTP inspirado nas célebres noites em que Amália Rodrigues recebia em sua casa poetas, cantores, pintores, músicos e atores para tertúlias infindáveis.
Dia 17
Espetáculo de dança “Criatura” pela D’ Dance Cia
Dia 23
Aquaria – Simply Rock
Dia 24
Espetáculo de dança pela Academia de Música de Tavira
Dia 25
Dia de Santiago – Tributo a Phil Collins
Org.: Junta de Freguesia de Tavira
Dia 26
Fanfare Ciorcalia
Banda de brass band da Roménia, conhecida pela música de alta energia e ritmos complexos.
Dia 27
Pérolas do Gilão
Sociedade Orfeónica de Amadores de Música e Teatro de Tavira
Dia 31
Fado Tropical
AGOSTO
Dia 01
MXGPU (Moulinex & GPU Panic)
Surge da fusão de duas forças altamente criativas. No coração da pista de dança, proporcionam um espetáculo, verdadeiramente, imersivo em formato 360º que esbate as fronteiras entre o palco e o público e redefine a experiência ao vivo da música de dança.
Moullinex e GPU Panic são, respetivamente, Luís Clara Gomes e Guilherme Tomé Ribeiro, produtores, compositores e performers, cuja colaboração, com raízes em Lisboa, Portugal, tem no seu âmago a exploração da humanidade, através da música eletrónica.
Dia 02
Tiago Nacarato
É um dos cantautores da música portuguesa atual. Conta já com digressões europeias, brasileiras e em território nacional, afirmando-se, assim, como um dos mais relevantes artistas portugueses contemporâneos.
Dia 03
Rancho Folclórico da Luz
Dia 06
Festa final da D’ Dance Cia
Dia 07
Al Mouraria
Dia 08
Brasa Doirada
Dia 09
Bateu Matou
Três bateristas de créditos firmados em projetos importantes da música portuguesa – Ivo Costa, Quim Albergaria e Riot – formam a máquina de festa que são os Bateu Matou, uma banda cuja linguagem, herdeira do espírito de dança global dos Buraka Som Sistema, junta tambores e computadores para criar um tecido sonoro de inspiração predominantemente africana que liga as raízes à contemporaneidade. É, no dizer dos seus elementos, um grupo de baile. Inconvencional, dir-se-ia, mas irresistível. E vem com disco novo, sugestivamente intitulado Batedeira.
Dia 10
Rancho Folclórico de Santo Estêvão
Dia 14
G.I.G.G.Y
Dia 15
Orquestra de Jazz do Algarve com Chuck Wansley
Chuck Wansley é um crooner que nos chega dos Estados Unidos da América. Um cantor com uma longa carreira que já passou por todos os pergaminhos norte americanos que o certificam, desde Los Angeles até Las Vegas. Fez parte de algumas bandas de renome, como sejam os Up With People, banda que, nos anos 80, abria os concertos de Earth, Wind & Fire ou Chic.
Chuck traz-nos um repertório variado que passa pelo swing, latin e soul: o mix perfeito para este Verão. Temas como Sway, Overjoyed, Fly Me To The Moon ou September, vem equipados com orquestrações, ao mais alto nível daquilo que a Orquestra tem apresentado, ao longo dos anos. Swing and Soul!
Dia 16
Orquestra do Algarve
Dia 17
Searas de Outono – Grupo de Cantares de Cachopo
Dia 20
Jorge Carrilho – 50 anos de carreira
Convidada especial Lena d’ Água
Ensemble 17 é uma banda de identidade mutável, um espaço de liberdade criativa onde cada espetáculo se reinventa. Hoje, celebramos não apenas a música, mas 50 anos de carreira de Jorge Carrilho, um dos seus pilares fundadores, ao lado de Pedro Calquinha.
Ao longo dos últimos anos, Ensemble 17 tem-se distinguido por concertos imersivos, onde o som e a imagem caminham de mãos dadas.
Dia 21
Danças de Salão
Sociedade Recreativa Musical Luzense
Dia 22
Camaleão Azul
É um projeto que nasceu de uma ideia de Tó Viegas e Viviane. Este trabalho é pautado por um diálogo que se estabelece entre a música e a poesia. O primeiro CD, editado em 2003, foi inteiramente inspirado no livro da autoria de Fernando Cabrita (escritor algarvio) intitulado “O Sul”.
Camaleão Azul é caracterizado por se dedicar a musicar a poesia algarvia com uma roupagem que reúne sonoridades eletrónicas que se misturam com outras de cariz mais tradicional e acústica. Em espetáculo, as músicas são acompanhadas de projeção em vídeo hall para ilustrar cada uma delas.
Dia 23
Fogo Fogo
Fogo Fogo celebram 10 Anos em 2025 e continuam a digressão de concertos de Norte a Sul de Portugal, tendo já passado também por vários países. Os Fogo Fogo assumem a mais primordial das missões: fazer dançar sem truques, apenas com energia de sons carregados, com a bateria e o baixo em permanente derrapagem e os sons de teclados inspirados na concertina a comandar a identidade melódica.
Dia 24
Rancho Folclórico de Tavira
Dia 28
Nameless
Dia 29
Poetas Cantados
Dia 30
Banda Musical de Tavira
Dia 31
Tuna da Associação Cultural e Recreativa da Luz de Tavira
Por: CM Tavira