O Município de Portimão volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com diversas iniciativas centradas no Posto Municipal de Informação Turística, além de um passeio em catamaran entre o Rio Arade e a Praia da Rocha.

Este ano sob o lema “Repensar o Turismo”, a Organização Mundial do Turismo pretende com esta efeméride estimular a reflexão sobre como se faz e promove o setor turístico, no sentido de o tornar mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Em Portimão, o programa inclui, a partir das 17h00, uma visita do executivo municipal ao Posto Municipal de Informação Turística, recentemente aberto no renovado edifício da antiga Lota, em plena zona ribeirinha da cidade, cuja requalificação representou um investimento autárquico na ordem dos 960 mil euros.

No exterior do edifício poderá ser vista, até 9 de outubro, a exposição “Viagem no Tempo”, que reúne imagens do concelho de Portimão desde o início do século XX, que retratam vários locais emblemáticos e icónicos que fazem parte da história da evolução do sector turístico e foram cedidas pelo Centro de Documentação e Arquivo do Museu de Portimão e da Associação Turismo de Portimão.

A mostra integra o projeto de estágio curricular da Licenciatura em Turismo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja, da aluna Carolina Cruz, que decorre na Unidade de Turismo do Município de Portimão desde 1 de julho e termina precisamente neste 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo.

Para além desta proposta histórico-cultural no exterior, quem se dirigir ao Posto Municipal de Informação Turística, que excecionalmente abrirá portas entre as 9h30 e as 19h00, será surpreendido com algumas ofertas e degustações de produtos locais.

 

Viagem de catamaran

 

Nesse dia, o Município de Portimão proporcionará uma viagem de catamaran no “Sun Cat”, embarcação da empresa Algarve Sun Boat Trips, com partida do rio Arade em direção à Praia da Rocha, uma das mais famosas estâncias balneares nacionais.

Os participantes terão a possibilidade de apreciar ao longo do percurso alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade de Portimão, ao mesmo tempo que é focada a ligação deste território ao mar, numa ação associada ao desenvolvimento sustentável do setor turístico.

A Algarve Sun Boat Trips é a primeira empresa turística do Algarve com uma frota de barcos eletrossolares totalmente ecológicos, sem qualquer emissão de carbono, permitindo passeios confortáveis, silenciosos e, acima de tudo, ecológicos.

Os passeios previstos têm início às 14h00, 15h30, 17h00 e 18h00, junto ao Posto Municipal de Informação Turística, sendo esta atividade de participação gratuita embora limitada à capacidade da embarcação, sujeita a inscrição obrigatória através do email: posto.turismo@visitportimao.com

​Ao longo deste dia, as entradas serão gratuitas para quem deseje visitar o Centro de Acolhimento e Interpretação dos Monumentos Megalíticos de Alcalar (10h00-13h00 e 14h00-16h30, com a última entrada 30 minutos antes do fecho) e no Museu de Portimão (14h30-18h00, com última entrada 30 minutos antes do fecho).