“O pão de algas, que foi desenvolvido pelo GIRM em colaboração com as empresas Calé e Algaplus, assume-se como uma alternativa mais saudável ao pão tradicional por não ter adição de sal. As algas marinhas conferem naturalmente ao pão um teor de sal e um ótimo sabor, que torna desnecessária a adição de sal, sendo por isso um produto nutricionalmente mais saudável, e conta com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia”, explicam os responsáveis pelo projeto.
Este projeto envolve a produção de algas pela empresa Algaplus. “O pão de algas tem uma elevada capacidade antioxidante associada à adição das algas, e, por não ter sal, será certamente um aliado em regimes restritivos deste condimento/mineral”, explica Susana Mendes, coordenadora do projeto.
Recentemente o pão de algas conquistou o 3.º lugar no I Concurso InovCluster de Produtos Alimentares Inovadores. A partir do dia 24 de abril, o pão de algas estará à venda em Peniche e nas Caldas da Rainha nas padarias e pastelarias do grupo Calé.
Por: Ana Rita Costa / Vida Rural