Com o património financeiro global a recuperar, Portugal assistiu a um aumento significativo de indivíduos com fortunas superiores a um milhão de euros.
Em 2024, Portugal registou um aumento de 1,9% no número de milionários, com 3.200 pessoas a entrarem neste grupo, totalizando cerca de 175 mil pessoas com um património superior a um milhão de dólares, revela o “Global Wealth Report 2025” do UBS. 
 
A nível global, o número de milionários cresceu 1,2%, colocando Portugal acima desta média e consolidando uma tendência de expansão, ainda que mais moderada do que em anos anteriores, escreve o ECO, apoiando-se em dados do referido estudo.
 
Os 175.000 milionários em Portugal detêm, em conjunto, aproximadamente 376 mil milhões de dólares, o que equivale a cerca de 2,15 milhões de euros por pessoa. Em contraste, a riqueza média por adulto ronda os 163.933 dólares, e a mediana situa-se nos 81.353 dólares, evidenciando uma concentração significativa da riqueza nas camadas superiores da sociedade.
 
O relatório destaca uma forte preferência dos portugueses por ativos imobiliários, ou seja, 74,5% da riqueza bruta é alocada a propriedade e terrenos, enquanto apenas 36,5% corresponde a ativos financeiros. O nível de endividamento mantém-se controlado, representando cerca de 10,9% da riqueza total — patamar semelhante ao de outros países do Sul da Europa.
 
 
Por: Idealista News