A época balnear chegou ao fim e a HomeAway, líder mundial no arrendamento de alojamentos para férias online, acaba de revelar quais os destinos de férias preferidos dos portugueses e estrangeiros neste verão.
O verão em Portugal recomenda-se e a comprová-lo está o crescimento de +41% nas reservas de estadias efetuadas por estrangeiros em Portugal, registadas no portal HomeAway. Esta é uma tendência crescente para os europeus na sua globalidade e o desenvolvimento do arrendamento de alojamentos particulares para férias contribui, significativamente para a atração turística do nosso país.
Outras razões que estão na origem deste crescimento são os preços das estadias em Portugal, bem mais acessíveis do que em outros destinos turísticos europeus, como é o caso do sul de França, de certas regiões de Espanha ou de Itália. Outras razões que estão na origem deste crescimento são os preços das estadias em Portugal, bem mais acessíveis do que em outros destinos turísticos europeus, como é o caso do sul de França, de certas regiões de Espanha ou de Itália. As companhias aéreas low cost, com voos económicos, o custo de vida local mais baixo do que no norte da Europa, o clima e a hospitalidade do povo português, conquistaram a preferência dos turistas europeus que colocaram o destino - Portugal - no top 5 das preferências dos principais países da Europa, nomeadamente os espanhóis (+71% nas reservas em relação ao período homólogo de 2013 e onde Portugal foi o 1º destino turístico estrangeiro) os franceses (+68%) e alemães (+10%).
De acordo Sofia Dias, responsável HomeAway para o mercado português, “as últimas distinções e prémios granjeados por Portugal ao nível do setor e mercado turístico, têm promovido o nosso país como «o destino» de férias cada vez mais «apetecível» e na moda. A salientar apenas que no ano de 2013, o turismo de Portugal somou mais de 50 distinções”.
De acordo ainda com a mesma responsável “O alojamento particular para férias permite diversificar a oferta turística nacional e contribui para a valorização e atração do destino - Portugal - na Europa, respondendo às expetativas dos turistas europeus. Os mesmos procuram experiências novas, conforto, mais privacidade, uma ponderada relação qualidade/preço para as suas férias e é precisamente esta proposta de valor que a HomeAway propõe, daí o enorme sucesso constatado este verão. Passar férias com um grupo de amigos ou família numerosa, é incondicionalmente, a melhor opção“.
"Vá para fora, cá dentro" continua a ser lema
Seguindo a tendência constatada nos últimos anos, a maioria dos portugueses optou por fazer férias “cá dentro”. 92% dos turistas nacionais optaram por ficar em Portugal e em localidades próximas da área de residência. Este ano, os portais HomeAway registaram um crescimento de 75% relativamente ao número de reservas realizadas no ano transato.
O estudo da HomeAway demonstra ainda que os portugueses estão cada vez mais rendidos à opção de arrendamento de casas particulares para férias, que procuram uma experiência de férias diferente, em família ou entre amigos. É uma opção cada vez mais frequente e universal. Os constrangimentos com os orçamentos reduzidos das famílias resultam numa maior preocupação para com a redução de custos que o alojamento particular para férias permite controlar.
Lisboa e Vale do Tejo cada vez mais popular
A nível nacional, o inquérito revela que o destino mais procurado pelos turistas portugueses continua a ser a região do Algarve, com 68% das preferências. No entanto Lisboa e Vale do Tejo, Região Norte e Açores, foram as regiões que registaram as maiores subidas em termos de procura com +128% e +127% e +104% respetivamente, em comparação com os dados obtidos em 2013.
Nas idas para fora, Espanha foi o destino de eleição dos portugueses, essencialmente as regiões da Catalunha, Galiza e Andaluzia. França, Brasil, Itália e Reino Unido completam o top 5 dos países que registaram um maior número de pedidos de reserva por parte dos portugueses, sendo que os turistas privilegiam essencialmente as estadias nas respetivas capitais. Constatou-se, apesar da atual conjuntura económica, um crescimento de 49% nos pedidos de reserva realizados pelos portugueses para alojamentos no estrangeiro.
A mesma responsável afirma ainda que, “estamos muito satisfeitos com os resultados apurados pelo balanço de verão 2014. Esta temporada é a melhor dos últimos anos – a taxa de ocupação para a cidade de Lisboa registou cerca de 85%, assumindo-se como um record. A procura de alojamentos particulares para arrendar em Lisboa aumentou 55% a nível global. Este aumento deve-se essencialmente aos portugueses, que cada vez mais optam por fazer férias «cá dentro», aos turistas franceses, mas também aos espanhóis e italianos que escolheram a capital portuguesa para passarem férias”.
O custo médio de arrendamento, por semana, rondou os 850 EUR e a duração média das estadias foi de 8 dias.
Sobre a HomeAway
A HomeAway é líder mundial em arrendamento de alojamentos para férias online, com cerca de 1 milhão de alojamentos disponíveis em 190 países. Em 9 anos de desenvolvimento intenso, a nível tecnológico e comercial, a empresa tem contribuído para o crescimento emergente de alojamentos particulares para férias no panorama da indústria do turismo a nível mundial. A HomeAway reúne atualmente várias marcas líderes em 17 países da Europa e na América do Sul e Estados Unidos. A sede da HomeAway está localizada em Austin, no Texas. A empresa tem escritórios em França (Paris e Marselha), no Reino Unido (Londres), em Espanha (Madrid), na Alemanha (Frankfurt), Itália (Roma), Tailândia (Bangkok), Colômbia (Bogotá) no Brasil (Rio de Janeiro) e na Austrália (Melbourne).
Por: