Na cerimónia de inauguração marcaram presença o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Pedro Machado, bem como José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
PortoBay Blue Ocean inaugurado oficialmente com a presença do SETCS
O hotel de quatro estrelas superior com 348 quartos, situado no edifício do antigo TUI Blue Falésia, foi oficialmente inaugurado após um período de sete meses de remodelações.
O antigo TUI Blue Falésia foi oficialmente inaugurado esta quinta-feira, 10 de julho, como PortoBay Blue Ocean, após uma renovação total da unidade e um acordo de joint venture entre o PortoBay Hotels & Resorts e o grupo Humbria.
Na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) de 2024, o PortoBay explicou que este acordo estabeleceu que a propriedade imobiliária do atual PortoBay Blue Ocean e do PortoBay Falésia, situados em Olhos de Água, no Algarve, passava a ser detida em partes iguais pelos dois grupos, com o PortoBay a assumir a gestão hoteleira.
À altura, foi referido que o projeto envolvia um investimento superior a 150 milhões de euros, valor que incluía a requalificação dos hotéis.
Na sessão de inauguração do PortoBay Blue Ocean, António Trindade, CEO do PortoBay, referiu que “este é um projeto que resulta não apenas de capital e engenharia, mas sobretudo de uma convicção comum sobre as oportunidades que o turismo oferece, além da potencial transformação que a hotelaria pode ter na vida das comunidades e no desenvolvimento de um destino turístico”.
O recém-inaugurado hotel de quatro estrelas superior, com 348 quartos, passa assim a estar ligado ao hotel vizinho, o PortoBay Falésia, através de um passadiço. O intuito passa por abrir as facilidades de ambos os hotéis aos hóspedes, com o PortoBay Blue Ocean a oferecer um spa com quatro salas de tratamento, três piscinas exteriores, dois restaurantes – o Mercado e o Flor de Sal – e um campo de ténis.
“Quando a oferta turística se antecipa à procura e estimula as tendências, o ciclo de inovação torna-se mais identificado com o produto. É por isso que esta inauguração não se limita a abrir mais um hotel sob a marca PortoBay. Estamos a lançar um conceito que, abrangendo dois hotéis, nos permitirá responder a um leque muito mais alargado da procura”, declarou António Trindade, que defende a necessidade de existirem marcas nacionais fortes para “afirmar o turismo como motor estratégico da nossa economia”.
Sobre este ponto, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Pedro Machado, referiu que atualmente, em Portugal, verifica-se que “a capacidade que o cliente tem de escrutinar o destino, o produto e o serviço determinam o sucesso e o insucesso dos destinos”. Por essa razão, refere que o “grande desafio que temos pela frente é tudo fazermos para continuarmos o processo de qualificação da experiência turística” – um trabalho que indica passar “pelo o que os destinos regionais fazem ou na estruturação do produto turístico, ou na capacidade que têm de poderem diversificar [a oferta] e criarem fatores de atratividade”.
Numa nota final, Pedro Machado afirmou que os 22 produtos turísticos estratégicos com que Portugal se posiciona, “sobretudo nos mercados internacionais”, formam a base para crescer não só em mercados maduros, como também emergentes, listando o objetivo de chegar a mercados como “a Argentina, México e Austrália”, a par do reforço da presença nos Estados Unidos da América (EUA).
Por: Publituris




