Neste Natal, a Junta de Freguesia de Ferreiras decidiu surpreender as crianças e jovens da freguesia com uma prenda original e educativa: um Jogo do Dominó.

Composto por 28 peças que exibem algumas das imagens mais conhecidas de Ferreiras, o jogo permite descobrir curiosidades e conhecer melhor a freguesia.

Pensado especialmente para os mais novos, o jogo pretende promover momentos de convívio entre familiares e amigos e, simultaneamente, reforçar o interesse pela história e identidade local. Cada jogador tenta não só fazer coincidir as imagens correspondentes, como também é convidado a explicar ao grupo o significado de cada uma, transformando o tradicional dominó numa experiência divertida e educativa.

“O objetivo desta prenda é, além de alegrar o Natal das nossas crianças e jovens, despertar a curiosidade e incentivar os mais pequenos, e até os mais crescidos, a conhecer melhor a nossa terra. Valorizar o património local é essencial para preservarmos a nossa identidade e construirmos um futuro baseado em valores sólidos,” destacou a presidente da Junta, Joana Mascarenhas, durante a apresentação da iniciativa, que decorreu no dia 15 de dezembro na Biblioteca da Escola Básica Integrada de Ferreiras, perante alunos do 1.º ciclo.

Joana Mascarenhas explicou que “este tipo de iniciativas pretende criar uma ligação entre os mais jovens e a nossa freguesia e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos de convívio, pois os jogos incentivam a interação em grupo, seja com amigos ou familiares. Isso é também fundamental para o crescimento destas crianças, que hoje dispõem de um conjunto de ofertas que nem sempre promovem a socialização.”

O Jogo do Dominó foi recebido com entusiasmo por alunos e professores, os quais elogiaram a criatividade e o simbolismo desta prenda. 

Acompanhada por Victor Ferraz, diretor do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, a presidente da Junta participou numa animada apresentação. Sobre a iniciativa, Victor Ferraz comentou ser “muito gratificante ver como estas iniciativas conseguem unir aprendizagem e diversão”. Projetos como este reforçam o interesse dos alunos pela história local e fomentam o convívio entre todos, promovendo valores que levamos para a vida.”

Durante o evento, foram também recordadas iniciativas anteriores da Junta nesta época natalícia, como o livro para colorir ‘Ferreiras às Cores’ e o ‘Jogo da Memória’.

Com esta ação, a Junta de Freguesia de Ferreiras mantém a tradição de aproveitar esta data festiva para, através de uma prenda personalizada e didática, promover o conhecimento, o sentimento de pertença e a ligação à freguesia.

Refira-se que, no total, serão oferecidos cerca de 1.500 jogos aos alunos da freguesia, mantendo a Junta alguns exemplares nas suas instalações para que os residentes que estudem noutros estabelecimentos escolares também possam ter acesso ao jogo.

 

Malha