O evento culminou com a distinção da competição internacional oficial de curtas-metragens e documentários. Mas além da celebração do cinema, o festival proporcionou um intercâmbio cultural enriquecedor com a presença de figuras das artes. Entre elas, o artista e gestor cultural português Tápê, criador do projeto multicultural “Poesias do Mundo”, que desde 2016 faz parte do programa cultural do Festival MED. Tápê esteve ao lado da poeta espanhola Raquel Zarazaga, embaixadora e coordenadora das “Poesias do Mundo” em Espanha.
O evento literário, realizado na galeria de arte Factory by Najoua, demonstrou o forte impacto do projeto, atraindo um público numeroso para a apresentação. Além de Tápê e Raquel Zarazaga, participaram a poetisa Najat El Malki e os poetas El-Hajjem e Mohamed Hajji Mohamed, este último poeta e tradutor. O recital foi coordenado pelo poeta, tradutor e hispanista marroquino Mohamed Ahmed Bennis.
Com esta edição, o Festival International du Film de Cap Spartel reafirma seu papel como um evento de referência na cena cultural internacional, promovendo o diálogo entre o cinema, a poesia e outras formas de expressão artística. Esta foi mais uma oportunidade de dar a conhecer um dos projetos que acompanham há já alguns anos o Festival MED, estreitando laços com outras iniciativas similares.