A existência de vários arruamentos sem nome atribuído e outras anomalias ao nível da numeração de polícia e toponímia nos aglomerados urbanos do concelho levou a que no mandato anterior (2021/2025) tivesse sido criado o pelouro da toponímia e iniciado um vasto conjunto de correções.

Na aldeia de Marmelete, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, foram atribuídos nomes a todos os arruamentos que não tinham topónimo e corrigidos erros nos números de polícia. Ainda no mandato anterior foram também atribuídos topónimos a sete artérias na Vila de Monchique, em articulação com a Freguesia de Monchique, concretizando recomendações anteriores da Assembleia Municipal e manifestações populares, assim como assinalando efemérides e nomes que integram o património cultural coletivo concelhio.

Nesta senda e quando ainda há mais de duas dezenas de arruamentos sem topónimo atribuído na Vila de Monchique, em especial em São Roque, Santo André, Bairro Mariano e Cruz dos Madeiros, o Município prepara-se para corrigir essas anomalias estando calendarizado o descerramento das placas por ocasião de efemérides ou eventos programados.

A próxima ação decorre no sábado 21 de março, Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Poesia, em que serão descerradas placas de toponímia que enfatizam a flora local, nomeadamente sobreiras, hortênsias, medronheiros, adelfeiras, limoeiros e malmequeres, como também nomes maiores da literatura e da poesia como sejam José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Florbela Espanca e o professor e investigador monchiquense José Rosa Sampaio.

 

CM Monchique