No âmbito da sua missão social o Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, encontra-se a desenvolver um projeto integrado na iniciativa dos Bairros Saudáveis, denominado por Aldeia dos Saberes e dos Afetos- ASAS.

Este projeto, tem como principal objetivo trabalhar a comunidade local e contribuir para atenuar o fenómeno do isolamento geográfico e social, através da partilha de saberes e da dinamização de um conjunto de atividades, tais como: Baú das Partilhas; Conta-me como era; Bazar dos Afectos, Da terra à arte e o Cá se faz.

Trata-se de atividades promotoras de bem-estar e desenvolvidas através de uma metodologia de proximidade e partilha com as comunidades locais.

No dia 1 de abril de 2022, foi lançado o site do projeto, onde são apresentadas e divulgadas as suas iniciativas e que integra a plataforma digital "Cá se faz". Trata-se de um guia que vos é apresentado de uma forma dinâmica e simplificada e que pretende representar todos os serviços, produtores e comerciantes locais da freguesia de forma a potenciar a sua presença no mundo digital, incrementar as suas atividades económicas e facilitar o acesso aos seus serviços por quem deles necessite.

Esta plataforma, em permanente crescimento, tem por objetivo dar a conhecer as respostas e serviços apresentados através de diferentes categorias:

Cafetaria/ Restauração; Artes e Ofícios; Alojamento; Comercio; Construção Civil; Serviços, beleza e bem estar e eventos

Esta é uma ferramenta importante para entender o tecido social local e também encontrar o melhor que se faz na freguesia de Alte de uma forma célere e clara.

Como podemos usar esta nova funcionalidade?

Basta clicar no Site:

www.aldeiasaberesafetos.pt e procurar o separador com o titulo: Cá se faz. Lá poderão pesquisar serviços dirigidos à comunidade e encontrar o que de melhor se faz na freguesia de Alte.