O mote deste encontro é a celebração do início do outono e a época de colheita. O vinho integra a trilogia da Dieta Mediterrânica, juntamente, com o pão e azeite. Produtos que integram o nosso padrão alimentar, assim como as manifestações rituais e simbologias das culturas mediterrânicas.
O passeio visa dar a conhecer os saberes relacionados com esta cultura, bem como os seus diferentes usos: uva de mesa e/ou para vinho, uva passada; variedades diversas, algumas bastante antigas e caraterísticas do Algarve, como a negra mole e pau-ferro; a colheita; a feitura do vinho; as paisagens de vinha e parreiras que ladeiam caminhos e hortas e sombreiam pátios e casas, desde o litoral até à serra.
A vinha, a par das culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira, tal como a referência ao vinho. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve: “O seu terreno [de Tavira], grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga.” (1988: 362).
A atividade, promovida pelo Município de Tavira, conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Tavira e integra o programa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano”.


