O encontro, focado na capacitação digital de microempresas da economia azul, teve como principais objetivos avaliar o impacto das ações de formação e mentoria desenvolvidas até ao momento e planear a fase final do projeto, que decorre até julho de 2026.
Entre as próximas atividades destaca-se a realização de um workshop internacional, agendado para abril de 2026, na Irlanda, que reunirá as microempresas participantes para partilha de resultados, boas práticas e identificação de desafios futuros.
No Algarve, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve recrutou 15 microempresas que, desde janeiro de 2025, têm vindo a implementar um programa gratuito de capacitação digital, que já soma dez sessões. Paralelamente, têm sido promovidos workshops, webinars, sessões de networking e mentoria personalizada em áreas-chave como storytelling, comércio online, plataformas de reservas, mecanismos de financiamento, processamento de dados, cibersegurança e inteligência artificial. Para além de melhorar o desempenho digital das empresas envolvidas, este programa visa também reduzir custos operacionais e reforçar a competitividade das microempresas participantes.
O projeto internacional DIBEST - Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e opera nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal. O projeto tem término previsto para julho de 2026.
Nera