No âmbito do programa de pesquisa e divulgação científica «Os Dias Abertos de Cachopo», o Município de Tavira promove, nos dias 03 e 04 de junho, nesta freguesia serrana do concelho, uma iniciativa sobre geodiversidade e alvenarias de xisto na arquitetura tradicional.

No dia 03 de junho, sábado, pelas 09h30, terá lugar o passeio “Histórias escondidas nas rochas e paisagens de Cachopo” por Francisco Lopes e Hélder Pereira (professores de Biologia e Geologia, especialistas em Património Geológico e Geoconservação).

Mais do que uma simples caminhada, propõe-se uma autêntica viagem no tempo para explorar as histórias escondidas nas rochas e paisagens de Cachopo e arredores. O enredo dessas histórias inclui uma viagem de 350 milhões de anos com avalanches submarinas, fósseis de organismos marinhos e, ainda, cadeias de montanhas e oceanos desaparecidos.

No dia 04 de junho, domingo, pelas 09h30, realiza-se o passeio “Processos e técnicas de construção tradicional, vernácula, de alvenarias de xisto” por Alexandre Miguel Costa (arquiteto) e Manuel João Rodrigues (mestre pedreiro).

Este passeio decorre na envolvente próxima da aldeia de Cachopo, visitando algumas das obras da autoria do, já extinto, GTAA Sotavento (Gabinete de Apoio às Aldeias do Algarve - Sotavento). Serão explicadas as abordagens de recuperação e reabilitação em edifícios, azinhagas e caminhos, focadas no (re)uso das técnicas e processos de construção tradicional, vernácula, hoje praticamente desaparecidas.  

As atividades gratuitas terão a duração máxima de sete horas, estando a partida de Tavira prevista para as 08h30. As ações têm número limitado de pessoas e o transporte é da responsabilidade da autarquia. Mais informações: edu.museus@cm-tavira.pt

 

Inscrições até dia 01 de junho

Passeio “Histórias escondidas nas rochas e paisagens de Cachopo”

https://forms.gle/psbK61dXYoYjSv5NA

 

Passeio “Processos e técnicas de construção tradicional, vernácula, de alvenarias de xisto”

https://forms.gle/HQf3KPwpMck76gdP9

 

“Os Dias Abertos de Cachopo”, coordenado pelo Museu Municipal de Tavira, visa a proteção e salvaguarda do património cultural e natural (uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Cidades e Comunidades Resilientes” da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável).

Neste inclui-se a relação entre património imaterial e sustentabilidade, centrada na Dieta Mediterrânica, valorizando, desta forma, os recursos territoriais e o conhecimento.

Este programa integra o projeto “Dieta Mediterrânica nos Territórios de Baixa Densidade”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020. “Os Dias Abertos de Cachopo” contam com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo, do Centro Paroquial de Cachopo e da Associação In Loco.

Os interessados em explorar Cachopo, durante o fim-de-semana, têm à disposição os Centros de Descoberta do Mundo Rural, localizados nos montes da Feiteira, Casas Baixas e Mealha.

 

+ Info e reservas:

https://forms.gle/mrK2aw7jw2YpZy728

 

Alexandre Costa formou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, em 2000, com especialização na área de reabilitação arquitetónica e urbana, com uma pós-graduação, na Universidade de Sevilha, concluída em 2005.

Entre 2000 e 2008, desenvolveu o trabalho de projeto no “Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias do Sotavento”, no âmbito da reabilitação e recuperação, onde se inclui a aldeia de Cachopo.

Manuel João Rodrigues é mestre pedreiro de alvenarias de xisto (muros, caminhos, moinhos,…). Integrou a equipa de reabilitação e recuperação da aldeia de Cachopo, no âmbito do “Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias do Sotavento”.

Hélder Pereira é licenciado em Biologia e Geologia (1997); mestre em Gestão e Conservação da Natureza (Universidade do Algarve), com especialização em Geoconservação do Património Geológico e Paleontológico (2004); doutorando em Geologia (Universidade de Coimbra), desde 2021.

Francisco Lopes é licenciado em Biologia e Geologia (2001); mestre em Biologia e Geologia - especialização em Educação, Património Geológico (2006).

Hélder Pereira e Francisco Lopes são membros da GeoWalks & Talks, autores e coautores de várias comunicações, publicações e trabalhos científicos e de divulgação da ciência.