Não existe uma data de abertura oficial, mas para os adeptos do pedestrianismo, o Outono traz uma lufada de ar fresco relativamente ao intenso calor do Verão, e que impossibilita grandes caminhadas no interior do território. Assim, em Outubro, e com uma temperatura bem mais amena, a Odiana volta a deixar-lhe a sugestão de percorrer os trilhos do território, conjugando a atividade física com uma visita ao Baixo Guadiana.
Os percursos pedestres do território são uma oferta pensada para quem quer conhecer o interior serrano, seja a pé ou de bicicleta, e em simultâneo descobrir uma multiplicidade de paisagens, de património, de fauna e flora, de passear pelos recantos das aldeias mais típicas do interior e degustar os petiscos mais saborosos de um algarve diferente.
O Baixo Guadiana dispõe de rede de 135km de percursos pedestres da Odiana, implementados em 2005 e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Também, e como complemento, a Odiana implementou no ano passado a GR15 «Grande Rota do Guadiana», a primeira grande via implementada neste território que permite a ligação a pé do litoral ao interior. Uma via que se liga à «Via Algarviana» (GR13) e à «Ecovia do Litoral», correndo o Algarve de lés a lés, com possibilidade de ligação a vias internacionais da vizinha Espanha.
Recorde que os percursos pedestres têm como objetivo desvendar os trilhos do Baixo Guadiana aventurando-se num Algarve de interior cheio de segredos por descobrir, num «outro Algarve», onde a natureza é rainha.
Descubra mais sobre os percursos pedestres da Odiana em: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=770121
Por Odiana