A marca é recente e a Associação Odiana já aderiu com três produtos diferenciadores do Baixo Guadiana: Rede de Percursos Pedestres, Grande Rota do Guadiana (GR15) e o Roteiro de Ornitologia. Objetivo: uma promoção integrada do território.

A marca «Natural.Pt» é nova e propõe-se a uma promoção diferenciada e integrada do território, designadamente dos produtos e serviços existentes nas áreas protegidas de Portugal continental.

Sendo que atuação da Odiana envolve diretamente a valorização e promoção de alguns dos recursos endógenos do Baixo Guadiana, a Odiana juntou-se a esta iniciativa que se associa a princípios de sustentabilidade, valorização da natureza e apoio ao desenvolvimento de base local e regional. Os objetivos são claros e a associação pretende com esta adesão o reconhecimento, valorização, promoção e excelência dos seus produtos.

A Odiana aderiu à marca na tipologia território e viu as suas três candidaturas aprovadas, nomeadamente a Rede de Percursos Pedestres da Odiana, com 135km distribuídos pelos 3 concelhos do território, nas imediações da Reserva Natural do Sapal (RNS) de Castro Marim e VRSA e da Mata Nacional Terras da Ordem. A Grande Rota do Guadiana (GR15), com aproximadamente 65kms de distância interligando Alcoutim, Castro Marim e VRSA, com passagem pela RNS. E ainda o Roteiro de Ornitologia com 50 pontos de observação de aves e abrangendo áreas do Parque Natural da Ria Formosa, Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA, RNS, Mata Nacional Terras da Ordem e do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A recordar que a marca «Natural.pt – Património Vivo» foi lançada em 2014 e trata-se de uma estratégia gerida e operacionalizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas.

Entre as vantagens constam a promoção e valorização de produtos e serviços (empresas), aumento da visibilidade e do número de visitantes e turistas (municípios), estabelecimento de novas parcerias e integração de redes de desenvolvimento (associações de desenvolvimento local).

Descubra mais em: http://natural.pt/portal.

 

Por ODIANA