Em 2022 o concelho de Odemira conta com 12 praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara volta a ser hasteada a Bandeira Azul.

Foram aprovadas as 12 candidaturas apresentadas pela autarquia à Bandeira Azul, o que comprova a qualidade das praias odemirenses. Este ano, a época balnear no concelho de Odemira será fixada entre os dias 10 de junho e 18 de setembro.                                                  

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios que incidem nas áreas da Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

No âmbito da educação ambiental, o Município de Odemira tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades, à semelhança de anos anteriores, nas várias praias galardoadas, dedicadas ao tema do programa Bandeira Azul de 2022, a “Recuperação de Ecossistemas”. 

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou, no dia 28 de abril, em Cascais, as 393 praias portuguesas galardoadas em 2022 com Bandeira Azul pelo Júri Internacional.