O concelho de Odemira vai centrar as atenções do ciclismo nacional no fim-de-semana de 13 e 14 de abril, recebendo o 9º Troféu José Poeira, que engloba duas etapas da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores e da Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa.

Para sábado, dia 13 de abril, estão agendadas a 1.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo, pelas 14.00 horas, e a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores, pelas 15.00 horas, ambas com início na Zambujeira do Mar, num percurso contrarrelógio individual de 23,4 km.

No dia 14 de abril, a 2.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores terá início pelas 10.20 horas, com partida em Vila Nova de Milfontes e meta na vila de Odemira, num percurso de 129 km. Também no domingo, pelas 11.00 horas, os paraciclistas disputam um circuito em Boavista dos Pinheiros, segunda etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

O Troféu José Poeira presta homenagem ao odemirense que ingressou no ciclismo em 1977, construindo uma carreira de sucesso na competição, e que é atualmente selecionador nacional.

A organização da prova pertence à Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Município de Odemira.