O Observatório Marinho do Algarve (OMA), uma iniciativa que nasce da convergência entre ciência, indústria e sustentabilidade, foi apresentado publicamente, no dia 23 de maio, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.

Utilizando a experiência de investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), o Observatório Marinho do Algarve está a lançar um novo portfólio para incentivar a cooperação entre cientistas marinhos e empresas. Esta iniciativa convida empresas no setor do turismo, serviços marinhos, infraestruturas ou outras indústrias ligadas à costa e com visão de futuro, a colaborar com cientistas marinhos de renome para dar contributos visíveis, credíveis e de grande impacto para a saúde dos oceanos.

O Observatório surge com a missão de promover a inovação e a descarbonização do turismo no Algarve, começando por uma colaboração estratégica com o setor da hotelaria. Assente nos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governação) e da Sustentabilidade, a iniciativa pretende fortalecer a ligação entre a academia e os principais agentes económicos da região para construir soluções que coloquem a sustentabilidade no centro da inovação regional. A iniciativa já reúne grupos de investimento de referência a operar no Algarve, empresas de setores associados, autoridades locais e investigadores do CCMAR.

Com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e candidatura ao reconhecimento da Década dos Oceanos das Nações Unidas, o OMA afirma-se como um instrumento essencial para acelerar a transição sustentável e posicionar o Algarve como referência em economia azul e turismo responsável.

 

UAlg