Lagoa comemora, no próximo dia 16 de janeiro, o aniversário da criação do concelho, assinalando esse dia com uma comunicação do presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, com uma conferência conduzida pelo historiador João Vasco Reis e com a realização do concerto «Entre o clássico e o romântico» pela orquestra Algarve Camerata.

Considerando o agravamento do contexto da pandemia por Covid-19 e o já previsível confinamento, o Município de Lagoa viu-se obrigado a cancelar algumas das atividades que vinham a ser preparadas e recorrer à tecnologia conhecida como streaming, para assinalar esta data importante na história do concelho. Assim, a população poderá acompanhar a comunicação do Presidente, a conferência e o concerto através do site oficial do Município, no canal youtube, bem como nas várias redes sociais, onde o município está presente.

A criação do concelho de Lagoa foi formalizada por Carta Régia de D. José de 16 de janeiro de 1773.  Volvidos 248 anos, este sábado, 16 de janeiro de 2021, serão transmitidas duas comunicações comemorativas do aniversário, dando conta da história de um povo que no final do Sec. já há muito aspirava a desanexação do território de Silves.

Luís Encarnação deverá destacar, na mensagem de aniversário do concelho a que preside, as qualidades humanas das mulheres e homens que tem escrito a história de Lagoa e destacar, também, que «é pelo conhecimento das pessoas, do território, do seu Património e História, que melhor compreendemos a identidade dos que hoje aqui vivem».

Por seu lado, João Vasco Reis irá conduzir a sua conferência intitulada «1773 – 2021. Reflexões sobre o passado recente e presente de Lagoa», pela perspetiva do investigador de História local.

O Município de Lagoa convida todos os seus munícipes, a comunidade política local, a comunidade escolar, técnicos, estudantes do ensino superior e todas as pessoas interessadas na história do concelho, acompanharem as comemorações alusivas ao 248º aniversário do concelho de Lagoa, Algarve.

 

Por: Município de Lagoa