A nova direção do Núcleo Distrital do Algarve da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – assumiu funções, no passado dia 1, em São Brás de Alportel, com um apelo claro à participação cívica, ao pensamento plural e ao reforço do desenvolvimento regional.
A cerimónia contou com intervenções da Vice-Presidente da Camara Municipal, Marlene Guerreiro, responsável pelo pelouro da participação, que destacou a natureza de forte participação cívica na génese e História do Concelho; do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, que reforçou a importância desta tomada de posse, na senda de um novo ciclo de trabalho para a região. A sessão contou com a presença de diversas personalidades da região, tendo ocorrido também uma conferência sobre os desafios económicos do Algarve, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, no passado dia 1 de agosto.
 
O empresário são-brasense, Paulo Bernardo, assumiu a liderança do núcleo distrital, apresentando as linhas mestras do programa de ação. na presença do Presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Álvaro Beleza, que brincou os presentes com uma eloquente intervenção onde desvendou a sua relação próxima com o concelho de Sao Brás de Alportel, terra republicana com a qual se identifica e onde tem vivido muitos momentos desde a juventude.
 
A tomada de posse foi ainda um momento de reflexão com a conferência “A Economia do Algarve e os Desafios do Futuro”, proferida por Luís Serra Coelho, da Universidade do Algarve.
 
A associação SEDES foi constituída em 1970 e é uma das mais antigas associações cívicas portuguesas, tendo-se distinguido ao longo das décadas por promover o debate democrático, a aproximação à Europa e a defesa dos direitos, liberdades e garantias, independentemente de ciclos políticos.
 
 
Por: CM SBrás