Com prefácio do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje apresentado nos Jardins do Museu do Traje de São Brás de Alportel, o 15º livro da autoria do Jornalista e escritor Neto Gomes

Presentes na mesa, para além do autor da obra e do homenageado, estiveram ainda o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, José Carlos Barros e Mário Graça.

A biografia “César Correia - o árbitro um ser humano” pretende dar a conhecer o percurso deste são-brasense que se distinguiu na industria corticeira e como arbitro internacional de futebol é da autoria do jornalista e escritor Neto Gomes, que revelou à Voz do Algarve que começou a “investigação para este livro em agosto de 2013, quando estava também a escrever um livro para o Colégio Internacional de Vilamoura”. Para o jornalista, escrever obras desta natureza “é uma grande paixão, mas por vezes tormentosa. As pessoas não têm a noção do que é escrever um livro com mais de 400 páginas, é algo que exige muita investigação e quando as pessoas estão ainda vivas a situação torna-se mais complicada porque é necessário criar uma identidade, para que os jovens percebam que aquilo que deixamos para eles ainda está vivo e autêntico”.

Quanto a projetos futuros, Neto Gomes irá continuar a dedicar-se à escrita, nomeadamente ao projeto que entretanto tem estado suspenso, sobre a Santa Casa da Misericórdia de Loulé, em parceria com a Dr.ª Luísa Martins, e revela ainda que “para o próximo ano faço 50 anos de jornalista e estou a pensar escrever as minhas memórias”. Para além disso, deverá escrever um livro cujo foco é o desporto praticado na cidade de Loulé. “Recebi o convite do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, para escrever a história do Louletano Desportos Clube, tendo em conta a iniciativa ‘Loulé Cidade Europeia do Desporto’”, confirma. Aos 70 anos de idade, Neto Gomes confessou ainda que não descansa enquanto não atingir os 20 livros publicados. 

 

Por: ND