No âmbito desta atuação, as doações, em ambos os anos, foram canalizadas para instituições parceiras da Nestlé há vários anos e de variados espetros como de âmbito nacional e local, ou mais específicas, como de apoio a bebés e crianças e até apoio aos animais de companhia. Procurando utilizar a sua escala local e recursos para contribuir para um futuro mais saudável para as pessoas, a Nestlé, apoiou assim, a nível nacional, instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, a Cruz Vermelha Portuguesa e a AMI - Fundação de Assistência Médica Internacional; no âmbito local, instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras e a Fundação Benjamim Dias Costa, localizada em Avanca, onde a Nestlé tem uma das suas fábricas. Em relação à alimentação infantil, a Nestlé apoiou instituições como o Banco do Bebé - Associação de Ajuda ao Recém-Nascido e a Ajuda de Berço. Já no que diz respeito à alimentação animal, destacamos a Animalife e a SPAD - Sociedade Protetora dos Animais Domésticos do Funchal.
Os produtos doados abrangeram as diferentes áreas de negócio da Nestlé Portugal, incluindo alimentação infantil, como papas, refeições, leites, saquetas de fruta, além de cereais de pequeno-almoço para adultos e crianças. Também foram doadas bebidas à base de cereais, café, sopas, assim como outros produtos alimentares. A lista de donativos incluiu, ainda, suplementos alimentares para adultos e alimentação para animais de companhia. A Nestlé fez chegar às instituições parceiras produtos de marcas como CERELAC, NESTUM, NAN, CHOCAPIC, ESTRELITAS, FITNESS, GERBER, YOGOLINO, NESQUIK, MAGGI, NESCAFÉ, SICAL, BUONDI, MOKAMBO, NATURE'S BOUNTY, NUUN, PRO PLAN E FRISKIES.
“Na Nestlé Portugal, dedicamo-nos a iniciativas que elevam o bem-estar das comunidades onde atuamos, com um foco especial na nutrição, saúde e bem-estar. Ao longo do ano, realizamos diversas doações que não só apoiam causas sociais, mas também inspiram a construção de comunidades mais saudáveis e sustentáveis. Estamos comprometidos em gerar um impacto positivo através da alimentação e acreditamos que cada gesto conta e pode fazer a diferença na vida das pessoas”, declara Gonçalo Granado, Diretor de Comunicação da Nestlé Portugal.
Esta iniciativa que acompanha a Nestlé desde a sua origem, teve como resultado, no ano passado, uma doação total de cerca de 213 mil embalagens de produtos a instituições sociais, impactando, assim inúmeras famílias portuguesas com carências alimentares.
Aliança global do Banco Alimentar da Nestlé
Unindo as suas parcerias de longa data com entidades globais como a Global FoodBanking Network, a Feeding America e a European Food Banks Federation, a Nestlé lançou a Aliança do Banco Alimentar da Nestlé. Esta iniciativa global foi projetada para alargar o acesso à alimentação e reduzir o desperdício alimentar em todo o mundo. Por meio deste projeto, a Nestlé e os seus parceiros estão a trabalhar em conjunto para ajudar a fortalecer os esforços dos Bancos Alimentares, que operam em mais de 80 países, e alcançando mais de 100 milhões de pessoas, globalmente, com necessidades e carências alimentares.
“A parceria dos Bancos Alimentares com a Nestlé Portugal, assente numa confiança mútua pelo conhecimento respetivo, dura desde há muitos anos e tem-se consolidado permitindo hoje que os produtos entregues aos 21 Bancos Alimentares em atividade cheguem à mesa de muitas famílias com carências comprovadas, nomeadamente com crianças, através de mais de 2 mil instituições beneficiadas em todo o país, Continente e Ilhas. São muitas toneladas de produtos de elevada qualidade que são assim encaminhados para quem mais precisa. Destaco a mais recente aliança entre a Nestlé e a Federação Europeia dos Bancos Alimentares, que vem reforçar este compromisso em apoiar as famílias, demonstrando um elevado valor social e um impacto significativo. É muito gratificante ter parceiros verdadeiramente empenhados na luta contra a pobreza e a sustentabilidade, como a Nestlé Portugal”, refere Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Esta aliança procura contrariar a situação atual de excedente e necessidade de alimentos, transformando o excesso em acesso, para que os alimentos nutritivos cheguem a quem mais precisa. Esta iniciativa histórica reflete o compromisso contínuo da Nestlé de apoio às comunidades, com um foco particular no acesso à alimentação.
Burson Global




