Há no entanto novidades que o NERA considera que não podem ser ignoradas ou mesmo subestimadas.
Acaba de arrancar, por iniciativa pública – Ministérios da Cultura e da Economia, S. E. Turismo, Turismo de Portugal e RTA - um Programa Cultural – 365 Algarve - que tem como objetivo atrair mais visitantes nacionais e estrangeiros para a nossa Região nos meses da chamada «época baixa».
Mesmo tendo consciência que este Programa não vai resolver todas as dificuldades, trata-se de uma iniciativa positiva que, nós empresários, devemos acolher e apoiar com interesse.
A promoção do Programa já está a ser feita no estrangeiro junto dos operadores e companhias aéreas, o que associado ao aumento já anunciado pela ANA de novas rotas para este inverno, poderá ter efeitos positivos na atividade económica da Região.
Trata-se, numa 1.ª fase, de avançar com novos eventos (44) e da valorização de eventos existentes (19), já calendarizados, incluindo a reativação do Festival Internacional de Música do Algarve que teve 31 edições e não se realiza desde 2005.
O Programa contará globalmente com 1023 iniciativas em toda a região - com apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, etc. - envolvendo as 16 autarquias do Algarve. Desenrola-se entre outubro de 2016 e maio de 2017.
Trata-se de um cartaz rico cuja função é «convidar os portugueses e os estrangeiros» a visitar a nossa região.
O objetivo é atrair mais visitantes para o Algarve na época baixa.
O NERA considera que esta iniciativa pode ser positiva para a Economia do Algarve, beneficiando diferentes setores económicos, do alojamento à restauração e ao comércio, os serviços e equipamentos complementares, o consumo de produtos da Terra e do Mar da região e estimular a disponibilidade para o investimento, beneficiando as Empresas e estimulando a criação de Emprego.
Por NERA