A dúvida e a confusão estão lançadas.

Desconhece-se o âmbito dos setores, os mecanismos aplicados e os valores em causa, mas uma coisa é certa: o Governo já confirmou que o próximo Orçamento de Estado irá contemplar um novo imposto sobre o património imobiliário.

Foi anunciado pelos partidos apoiantes e confirmado pelo Governo, mas nada foi apresentado, nem concretizado, o que permite todas as hipóteses, gerando perplexidade e dúvidas, e sobretudo muita incerteza.

O que pode ter consequência imediata nas intenções de investimento e desinvestimento.

A Região do Algarve, onde existe um vasto mercado imobiliário, cuja tributação em IMI já é elevada, pode ser fortemente afetada por mais medidas que possam gerar insegurança nos investidores nacionais e em particular nos investidores estrangeiros, que atuam de formas diferentes, entre as quais os Vistos Gold. Portugal e o Algarve, em particular, não se podem dar ao luxo de perder investimento estrangeiro e de afugentar quem cá já investiu.

O NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, manifesta a sua discordância com a intenção de fundo da medida e a sua perplexidade pela forma como ela tem sido anunciada.

O NERA apela ao Governo para a reconsideração da intenção revelada.

 

Por: Nera