A convite do Turismo Centro de Portugal e do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Nacional Ferroviário participa na iniciativa nacional «À descoberta do Turismo Industrial» que decorre de 08 a 14 de abril de 2022.

Nesta semana, através da realização de várias atividades procuramos aproximar as pessoas, desde os históricos edificios que serviam para recuperação e manutenção de locomotivas a vapor e carruagens e que se mantiveram em funcionamento desde 1917  até 2010, a placa giratória datada de 1911, até às mais variadas peças que integram a exposição permanente do museu, como o  pequeno mas muito relevante bilhete de comboio da primeira viagem em 1856, até às locomotivas a vapor de várias toneladas, todos estão convidados a participar!

Esta é uma oportunidade para promover e divulgar um património que embora a sua designação remeta para um espaço fisíco, também agrega valor histórico, tecnológico, social, arquitetónico e científico.

Preservar e promover o  património industrial é dar importância às Pessoas  e às suas interações com a sociedade.

Entre 8 e 14 de abril, pode participar nas seguintes atividades promovidas pelo Museu Nacional Ferroviário:

 

Dia 8 de abril - 10h00

Traincatcher - Este é um jogo que permite descobrir de forma diferente a história dos comboios e da ferrovia em Portugal através da coleção do museu, percorrendo os seus diversos espaços, recolhendo pistas, cumprindo provas, respondendo a questões e resolvendo desafios.

Dia 9 de abril - 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Simulador de Condução Ferroviária - Experiência interativa e emersiva que apela aos sentidos visuais , auditivos e táteis, permitindo a habituação aos sistemas de controlo e de segurança essenciais de uma locomotiva elétrica da série "CP 2600".

Dia 10 de abril - 10h00

Visita a Bordo - Nesta visita vai poder entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas.

Dia 13 de abril - 10h00

Visita Guiada às Oficinas - Saiba mais sobre o processo de Conservação & Restauro da locomotiva a vapor CP 832, também conhecida por Espanhola, numa visita às Oficinas de Conservação & Restauro do Museu Nacional Ferroviário.

Dia 14 de abril - 10h00

Oficina de Restauro - Workshop de restauro no qual se transmitem os conhecimentos básicos do restauro e conservação de peças em ferro, através do restauro de um tirefond.

Dia 14 de abril - 10h00

Oficina para Crianças - Atividade de construção de uma Locomotiva a Vapor com materiais reciclados, permitindo o desenvolvimento da criatividade dos mais novos, bem como aquisição de novos conhecimentos.

Todas as atividades são de inscrição obrigatória em servicoaocliente@fmnf.pt ou através do telefone 249 130 382.