A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participará na Cerimónia comemorativa do 107.º aniversário do Município de São Brás de Alportel cujo programa inclui a inauguração do Terminal Rodoviário «Circular»;

a apresentação do Plano Urbanístico do Quarteirão Fonte Maria; a abertura da “Portal Digital” do Município, com entrada em funcionamento dos Serviços On Line e ainda um original Espetáculo de Pirotecnia Diurno.

Tarde fora, haverá lugar para as comemorações dos 20 anos da Biblioteca Municipal, com exposições, momentos de celebração do Dia da Criança e o lançamento do primeiro título da aguardada reedição da obra de José Dias Sancho; a inauguração da exposição alusiva aos 40 anos da Universidade do Algarve e o desafio “é de pequenino que se escolhe o pratinho” no âmbito do projeto Prato Certo.

A fechar o Programa o Município preparou um original Espetáculo Musical comemorativo “Sons de São Brás”, que é um espetáculo em forma de viagem e uma viagem em forma de espetáculo, exclusivamente com temas originais de autores são-brasenses, À descoberta do concelho, num apoio à cultura e á economia local, transmitido digitalmente.

 

O programa tem início pelas 10h00, junto ao Terminal Rodoviário “Circular” que vai ser inaugurado após o hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Momento que conta com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Na presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o executivo municipal irá apresentar o Plano Urbanístico do Quarteirão “Fonte Maria” e o projeto de requalificação da EN2 – ligação à A22 (Via do Infante).

Uma cerimónia, com acesso restrito em virtude do contexto pandémico e do cumprimento das regras emitidas pelas autoridades nacional para a prevenção de contágio, vai ser transmitida em direto no Facebook do Município.

A Sessão Solene culminará com um espetáculo pirotécnico diurno que pretende assinalar o Dia da Criança e simbolizar a esperança no futuro, em jeito de agradecimento à comunidade são-brasense pela sua resiliência e a todos os profissionais que têm estado na linha da frente deste combate pela vida e pela saúde.

O programa comemorativo é retomado pelas 15h00, com a tradicional Romagem ao Mausoléu de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, em formato mais restrito.

Pelas 15h30, a Galeria Municipal abre as suas portas para dar a conhecer a exposição “Universidade do Algarve – 40 anos a criar futuro”.

Inaugurada a 1 de junho de 2001, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro celebra 20 anos de serviço à comunidade! Para celebrar esta etapa, a Biblioteca Municipal inaugura, pelas 16h45, a exposição “Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco Estanco Louro: 20 anos ao serviço da comunidade”. Um momento seguido pelo lançamento e apresentação do primeiro volume da aguardada reedição da obra de José Dias Sancho: “Deus Pan e outros contos”.

Um dos momentos altos do 107.º aniversário do Município de São Brás de Alportel é a abertura da “Porta Digital do Município”, com a entrada em funcionamento da plataforma de Serviços On line do município. Ação que está integrada num projeto intermunicipal que coloca os serviços municipais acessíveis online de forma prática e simples para os munícipes, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma medida que segue a estratégia municipal na área da modernização, transparência e agilização dos serviços e processos e que vai ser apresentada através do website e das redes sociais do Município.

Em São Brás de Alportel, o Dia do Município coincide com o Dia Mundial da Criança, que este ano é assinalado com a campanha “Seja dador de medula óssea – Salve vidas” que vai estar a decorrer no espaço exterior das Piscinas Municipais Cobertas entre as 9h00 e as 13h00.

No Jardim da Verbena, a partir das 16h00, a Associação In Loco em parceria com o Município promove a iniciativa atividades para famílias para a promoção de bons hábitos alimentares, com acesso restrito e limite de inscrições.

A Biblioteca Municipal convida os mais novos para uma sessão de contos com Jorge Serafim, marcada para as 18h30.

Na impossibilidade de realizar de forma segura o tradicional concerto comemorativo do Dia do Município, a Câmara Municipal apresenta, pelas 21h30, através das redes sociais e do Meo Kanal 205 250 o programa musical “Sons de São Brás”.

“Sons de São Brás” dá nome ao projeto de uma nova criação musical são-brasense… que se propôs reunir temas originais são-brasenses, numa mostra de valores artísticos locais. Mas, na verdade, é muito mais do que isso: uma Viagem pelo concelho, pelo espaço e pelo tempo, guiada pelos sons que brotam da natureza, que fazem eco no fundo das nossas memórias… que vivem para sempre no coração…

Prepare-se para ouvir, ver e deixar-se surpreender neste programa que marca encontro consigo no dia 1 de junho, pelas 21h30, nesta página de Facebook, no canal do município no Youtube ou no Meo KANAL 205 250.

Serão 12 Temas originais, 15 autores, mais de 3  dezenas de  músicos, 25 bailarinos, 2 grupos de dança e ainda... um justo Tributo aos Compositores São-brasenses do Passado!

 

Campanha “Seja dador de medula óssea – Salve vidas”

 

O Município de São Bras de Alportel promove a 1 de junho, a campanha “Seja dador de medula óssea – Salve vidas” que vai estar a decorrer no espaço exterior das Piscinas Municipais Cobertas entre as 9h00 e as 13h00.

A iniciativa nasceu do Agrupamento de Escuteiros de São Brás de Alportel, liderado pelo Enfermeiro José Neutel, que mercê do seu trabalho no Serviço de Pediatria do Hospital de Faro - CHUA - acompanha o drama dos meninos e meninas cujo futuro depende de uma doação de medula.

A história real do pequeno Miguel, um menino algarvio, motivou esta ação que pretende desafiar os são-brasenses a serem doadores de medula e desta forma poderem vir a ajudar muitos outros meninas e meninos que por este mundo fora poderão precisar desta ajuda.

 

Câmara Municipal de São Brás de Alportel