O Louletano Desportos Clube, uma das associações desportivas mais emblemática do concelho de Loulé, celebra hoje 100 anos de existência e a Autarquia felicita publicamente os seus dirigentes, técnicos, atletas, colaboradores e sócios por esta data tão importante.
«É uma força viva da nossa comunidade, um exemplo da dinâmica associativa deste território, que tem contribuído em grande medida para que Loulé seja hoje uma referência também na área do desporto, conhecido em todo o país e além-fronteiras, graças à presença assídua dos seus atletas nas mais importantes provas nacionais e internacionais, com muitos títulos conquistados.
 
O seu ecletismo, único no sul do país, tornam o Louletano um caso singular, reunindo modalidades como o Futebol, Ciclismo, Ginástica, Natação, Triatlo, Futsal, Powerlifting, Artes Marciais, entre outras. Mas não é só a competição que movimenta o clube, é também a aposta na formação que fazem do LDC uma coletividade que tem um papel social ativo, inclusivo e promotor da igualdade.
 
São milhares os jovens que diariamente encontram nesta casa um local de aprendizagem (desportiva e não só), deconvívio e uma escola para a vida, promotora dos valores de camaradagem, espirito de equipa, respeito pelo outro e “fair-play. Parabéns, Louletano Desportos Clube! Que venham muitos mais!», referem os responsáveis municipais.
 
De Frutuoso da Silva à vitória na Volta e Escolas de Futebol
 
Fundado a 6 de junho de 1923, o LOULETANO DESPORTOS CLUBE nasceu de uma fusão de duas associações que se dedicavam à prática desportiva e social na então vila de Loulé.
 
O objetivo dos fundadores do clube – liderados por Frutuoso da Silva, o primeiro presidente da direção do Louletano Desportos Clube – era a prática do Futebol e as atividades sociais, nomeadamente jogos de salão e bailes.
 
Ao longo dos anos, uma modalidade surge como ex-líbris do Clube: o Ciclismo. Nomes como Joaquim Apolo, Valério Clara “Chocolateira”, Tenazinha e outros, ficaram na história do Louletano e de Loulé por feitos então considerados quase heróico e pelo fervor popular em provas como a Volta a Portugal.
 
Com o 25 de Abril de 1974, o número de atividades desportivas e sociais do Clube aumentou, constituindo-se as equipas de Futebol e Basquetebol juvenil, de Xadrez, de Atletismo, etc.
 
Foi a época da massificação extrema da prática desportiva – impulsionada pela novidade e pela apetência da população em participar e em contribuir com o desenvolvimento local. Como consequência lógica desta massificação, de toda esta quantidade surgiu também a qualidade.
 
E eis que na época de 1976/77 acontece um dos maiores feitos do historial do LDC: a equipa de Iniciados de Futebol disputa a final do Campeonato Nacional, sagrando-se vice-campeã frente ao FC Porto (derrota por 2-0). Para atingir esta classificação, clubes como o Sporting ou o Belenenses baqueiam frente a uma equipa formada só por jogadores de Loulé e cuja génese foram as Escolas de Futebol criadas em 1974.
 
Por essa altura, o Louletano praticava, igualmente, Andebol, Futebol Sénior (subida à 3ª Divisão Nacional), Atletismo, Râguebi e Xadrez.Em meados dos anos oitenta, o Clube teve uma meteórica ascensão.
 
A favorável conjuntura económica que a região algarvia atravessava, aliada a um superior apoio, quer a nível de infraestruturas, quer financeiro, prestado pela edilidade louletana e pelas grandes empresas a laboraram no concelho de Loulé, e ao reforço, em termos organizativos da estrutura do Louletano, contribuíram para esta elevação.
 
O Louletano tornou-se o primeiro clube a Sul do Tejo a vencer uma Volta a Portugal em Bicicleta, quer a nível individual (Cayn Theakston, em 1988), quer por equipas (1987).
 
São criados os departamentos de Ginástica e de Natação, hoje estruturas de grande vitalidade dentro do Clube, movimentando em conjunto, cerca de 1500 desportistas, que, desde a vertente de recreação/manutenção, até ao alto rendimento, detêm um capital de prática desportiva de assinalável relevo a nível nacional e internacional.
 
Como consequência de todo este universo, o Louletano é detentor de diversos títulos e recordes nacionais e, inclusive, atletas que, com as cores da Seleção Nacional, obtiveram (e obtém) honrosas classificações a nível mundial.
 
É reforçada a aposta nos escalões de formação, com especial carinho e relevo para a criação, em regime contínuo, das Escolas de Futebol, que para além de proporcionarem a aprendizagem teórica e desportiva dos conceitos básicos da modalidade, cumprem uma função social de peso na cidade de Loulé, a de ocupação dos tempos livres de estudantes dos 5 aos 12 anos.