O Município de Faro inaugurou, no passado dia 10 de junho, o monumento de homenagem ao Grupo Folclórico de Faro, intitulada «O Corridinho», que teve lugar na nova rotunda situada na confluência da Rua Dr. José Filipe Álvares com a Praceta Joaquim Cruz e o Caminho Manuel Vicente em Faro.

Este momento comemorativo assinalou o 91.º aniversário daquele que é o decano dos grupos de folclore do Algarve e um dos mais antigos do país e que é também responsável pela organização do FolkFaro, o maior festival de folclore internacional do Sul de Portugal, que se realiza habitualmente na segunda quinzena do mês de agosto e representa um dos pontos altos da programação cultural da região.

Intitulado “O Corridinho”, o novo monumento de homenagem a esta emblemática coletividade é obra do escultor Carlos de Oliveira Correia.

A cerimónia contou com um momento musical e a presença de representantes do Município, do Grupo Folclórico de Faro e de várias outras entidades oficiais.

Recorda-se que, em 2002, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido pela Câmara Municipal com a Medalha de Ouro da Cidade. Em 2015 a agremiação recebeu o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro das Figuras, pela realização do FolkFaro. Já em 2017 a Câmara Municipal procedeu à atribuição de uma nova sede social ao grupo, situada no piso superior do edifício histórico do Solar do Capitão.