A autarquia, que integra a Rede de Cidades Educadoras e tem nesta área uma da suas mais importantes prioridades, está empenhada na melhoria dos espaços escolares e efetuou, ao longo do ano letivo passado, diversas intervenções e melhorias nas escolas EB 1 e Jardins de Infância do concelho, de que se dá como exemplo as que foram executadas na Portela de Messines e no Enxerim. Investimentos avultados em mobiliário e equipamento básico foram igualmente feitos noutros estabelecimentos de ensino, que agora abrem portas, estando, preparado um concurso que prevê a reparação e manutenção de equipamentos e que se traduz num investimento de 20 mil euros. Prepara-se também um outro concurso para requalificações, que ascenderá a 30 mil euros. A área da informática e da segurança (alarmes) também será alvo de investimento ao longo deste ano letivo.
Outra das áreas trabalhadas pela autarquia e que agora terá impacto positivo junto das comunidades escolares prende-se com a realização de sessões de educação e de formação alimentar, integradas no concurso para o catering das escolas.
No que concerne aos transportes escolares, área vital num concelho com a dimensão do de Silves, os apoios foram alargados a todos os alunos que frequentem cursos CEF, vocacionais e profissionais, bem como aos que se matriculam nos cursos articulados, integrados e supletivos. Também são apoiados até ao 12º ano os alunos que frequentem no concelho os cursos CEF, vocacionais e profissionais. Foram definidos critérios de atribuição de ajudas e de transporte de modo a alargar o apoio dado a alunos e famílias. Nesse sentido, elaborou-se um novo regulamento de transportes, tornando-se o serviço mais eficaz e eficiente.
Com a preocupação de colaborar com as famílias, foram preparadas normas de funcionamento da Componente de Apoio à Família – Atividades de Animação e Apoio à Família, visando uma gestão mais eficiente de recursos. Para além disso, prestar-se-ão apoios económicos a núcleos familiares mais carenciados, a que se juntará a atribuição de bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentem o ensino superior, cujo processo está em curso. No âmbito da contratação de pessoal que está sujeita a fortes restrições por parte da Administração Central, a autarquia finalizou os concursos para a admissão de seis assistentes operacionais e três animadores que foram já colocados nas escolas do concelho.
Novidade absoluta é a apresentação, até ao final do mês de setembro, de um documento com a oferta educativa para o ano letivo 2015/2016, situação que acontece pela primeira vez na história da autarquia e a criação de um grupo de trabalho para a elaboração do “Projeto Educativo Local”, factos que revelam uma forte aposta na dinamização de parcerias com diversas entidades, aposta essa que tem vindo a dar frutos e que tem permitido a realização de ações inovadoras para a comunidade escolar.
Na abertura do ano escolar, o executivo permanente visitará os estabelecimentos de ensino, levando uma lembrança a todos os alunos do 1º ciclo: um pequeno estojo com material escolar.
A educação e a valorização permanente da escola pública é uma das linhas prioritárias da atual liderança autárquica, porque é reconhecidamente um dos factores primordiais do desenvolvimento económico e social da região e do país.
Por CM Silves