O executivo municipal de São Brás de Alportel emitiu um voto de pesar pelo falecimento de Manuel Caetano, uma figura incontornável da região do Algarve, referência maior no setor da alfarroba.

Natural de Bias do Sul, Moncarapacho, Manuel Silo da Graça Caetano começou muito cedo, aos 18 anos, a trabalhar na indústria transformadora da alfarroba em Faro, na Indal e, mais recentemente, na Industrial Farense.

Pelo seu empenho na dinamização do setor da alfarroba, ficou conhecido como “Mister Alfarroba”, tendo dedicado quase toda a sua vida à indústria de transformação da alfarroba e à sua valorização, deixando um legado que ultrapassou as fronteiras do Algarve.

Foi sempre caracterizado pelos amigos como um sábio, voluntarioso, trabalhador organizado, acessível, humilde, bem-disposto e um grande Senhor.

Foi um dos fundadores da Associação Empresarial NERA e durante vários mandatos fez parte dos seus Órgãos Sociais.

Pela defesa do desenvolvimento económico do Algarve, envolveu-se ativamente em várias estruturas associativas regionais, sendo uma personalidade de referência na região.

O Município de São Brás de Alportel teve o privilégio de contar com um dos homens mais conhecedores da alfarroba a nível mundial, tendo sido padrinho da Feira da Serra, nas edições de 2008 e 2018, edições que tiveram como produto em destaque a alfarroba. Ocasiões em que o seu saber, experiência e visão foram de um enorme contributo para o engrandecimento da iniciativa.

A notícia do seu falecimento foi recebida com tristeza e o voto de pesar emitido pelo Município visa também o reconhecimento da sua singularidade, genialidade, visão e grande contributo para o desenvolvimento económico regional e o reconhecimento nacional e internacional do Algarve.

O Município de São Brás de Alportel transmite aos familiares, amigos e à Associação de Industriais da Alfarroba fraternas condolências.