O Município de São Brás de Alportel aprovou, no passado dia 9 de setembro, a atribuição de um Voto de Louvor à Comissão Organizadora do evento «Calçadas – a Arte sai à Rua», em reconhecimento do trabalho excecional que tem vindo a desenvolver na promoção da cultura, da arte e da valorização do património histórico da vila.

O evento, iniciado em 2014 no âmbito das comemorações do Centenário da elevação da freguesia a município, nasceu da conjugação de um objetivo há muito perseguido pelo município e de uma ideia original de um grupo de são-brasenses liderado pelo Professor Rui Medina. A ideia visava revitalizar o Centro Histórico, promovendo a participação cívica da comunidade e a criação de momentos culturais e artísticos em espaço público, num diálogo. Desde então, a iniciativa tem mantido regularidade e qualidade, envolvendo jovens, voluntários e artistas locais e convidados, enquanto  promove um diálogo enriquecedor entre o passado, o presente e o futuro de São Brás de Alportel, através de manifestações artísticas e culturais distribuídas por diversos palcos e espaços emblemáticos da vila.

Ao longo dos anos, o Calçadas permitiu experiências únicas, como a abertura de casas entao devolutas para criar originais exposições de arte; os espetáculos de dança, música, contadores de histórias e performances ao vivo, envolvendo artistas locais e convidados, bem como momentos emblemáticos como Histórias de Arrepiar e o concurso “A Janela Mais Bonita”, destacando o envolvimento da comunidade e a reabilitação urbana em curso.

A Comissão Organizadora tem demonstrado espírito de voluntariado, criatividade e dedicação, consolidando “Calçadas – a Arte sai à Rua” como um dos pontos altos do cartaz cultural do município e uma referência regional. A iniciativa tem também contado com a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e tem sido acarinhada pela população, promovendo o envolvimento de diferentes camadas etárias e o fortalecimento da identidade cultural de São Brás de Alportel.

O Voto de Louvor agora atribuído traduz o reconhecimento público da dedicação, originalidade, empenho e contributo cultural e patrimonial dado pela Comissão Organizadora do Evento “Calçadas – A Arte Sai à Rua” à comunidade são-brasense, destacando a relevância do seu trabalho na dinamização cultural e artística do município e na promoção do património e da memória da comunidade.

 

CM de São Brás de Alportel