O Município de Lagos foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI. A atribuição desta Bandeira Verde é um reconhecimento das boas práticas implementadas no concelho em prol do desenvolvimento sustentável.

De referir que foram alcançados os objetivos definidos, com um índice total de 66,0%, registando-se um aumento na pontuação da candidatura respeitante a Lagos na ordem dos 3,5%.

O projeto ECOXXI é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e pretende promover, divulgar e distinguir as boas práticas implementadas, a nível municipal, em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade. Para se candidatar a este projeto, Lagos forneceu informação concreta relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade que têm sido implementadas no município.

Em termos gerais, constata-se que Lagos situou-se entre os 19 melhores municípios, num total de 46 candidatos nesta edição. No que diz respeito aos municípios algarvios participantes, Lagos posicionou-se em terceiro lugar.

Destaque também para o facto desta ser a 10ª vez (ou seja, desde o início deste projeto) que o Município de Lagos alcança os objetivos definidos, estando entre os quatro municípios da Região do Algarve que se candidatam, desde 2017, à Bandeira Verde ECOXXI.

Para informações mais detalhadas, os interessados podem consultar o sítio na internet da Associação Bandeira Azul da Europa em www.abae.pt/programa/ECOXXI

Refira-se que a candidatura e participação nestes projetos, demonstra uma clara intenção por parte do Município em garantir a implementação de medidas, ações e politicas, que garantam a certificação de “Lagos dos Descobrimentos” como destino turístico de excelência em termos da sua sustentabilidade e da qualidade ambiental, condições essenciais para a sua afirmação nacional e internacional.

 

 Por CM Lagos