O Dia Europeu do Mar, comemorado a 20 de maio, e assinalado em Lagos com a realização de um Seminário, marca o arranque da SEMANA do MAR que o Município vai promover até ao dia 28, ocasião em que Lagos celebra o Dia do Pescador.

O Dia Europeu do Mar, comemorado a 20 de maio, tem como finalidade destacar o papel crucial desempenhado pelos oceanos e pelos mares na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da UE, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa.

Dentro desta filosofia, a Câmara Municipal de Lagos decidiu promover a Semana do Mar, cuja abertura oficial será marcada pela realização, no dia 20, de um seminário onde serão debatidos os temas centrais da gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos, procurando dar a conhecer a importância da economia do mar no concelho e na região: a sua estrutura, as fileiras que a compõem, as suas potencialidades e os seus problemas e eventuais constrangimentos, para que se possam apresentar conclusões e propostas de ações futuras que permitam e favoreçam o crescimento deste importante setor.

A SEMANA do MAR vai decorrer entre o dia 20 de maio - Dia Europeu do Mar -, e o dia 28, ocasião em que se comemora o Dia do Pescador. De acordo com o executivo municipal, “desta forma simbólica procura ligar-se o «velho mar» e o «novo mar»” porque, e explica “se o “Dia do Pescador” procura resgatar a nossa memória histórica enquanto comunidade, aludindo ao nosso património coletivo relativo aos usos e costumes, às atividades económicas tradicionais e às tradições milenares ligadas ao mar, o “Dia Europeu do Mar” convoca-nos para os desafios do futuro com os novos usos, novas experiências, novos setores de atividade, com os seus novos ritos, novas tradições e uma sempre nova (e renovada!) relação com o mar”.

É objetivo da SEMANA do MAR de Lagos olhar para todo esse mar inteiro, numa lógica integradora que permita definir novas rotas e novos rumos, não esquecendo a secular relação de Lagos com o mar. O programa contempla, para além do Seminário, várias atividades desde visitas, um “Showcooking nos Mercados Municipais da Avenida e de Santo Amaro e uma conferência.

 

Por: CM Lagos