Jovens beneficiários realizaram estágio remunerado, lecionando aulas na área de código e robótica a alunos da EB1 de São Luís
O Município de Faro associou-se, uma vez mais, ao projeto "Programar o Futuro" da SIC Esperança, que visa a capacitação de jovens desempregados ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica, promovendo a aquisição de competências essenciais à sua integração no mercado de trabalho.
 
Na sequência da formação, os jovens beneficiários participaram num estágio remunerado de 12 horas, iniciado a 13 de junho, tendo os formandos, devidamente acompanhados pelos seus formadores, lecionado um conjunto de aulas na área de código e robótica a alunos do 4º ano de escolaridade da EB1 de São Luís.
 Após o sucesso das duas edições anteriores — realizadas na EB 1 da Conceição e na Escola do Bom João —, a EB1 de São Luís foi a instituição escolhida para acolher a 3.ª edição do projeto, tendo o envolvimento e entusiasmo dos alunos e dedicação dos formandos sido fundamentais para o impacto positivo e sucesso da iniciativa.
 
Este projeto visa não só proporcionar uma oportunidade de aprendizagem prática e aplicada aos jovens, como também reforçar a sua autonomia, autoestima e capacidade de inserção profissional, promovendo, simultaneamente, uma educação de qualidade e inovadora nas escolas do concelho. 
O Município de Faro e a SIC Esperança acreditam que o projeto “Programar o Futuro” representa um investimento concreto no potencial humano e tecnológico dos jovens e contribui para o fortalecimento da coesão social e a capacitação local para os desafios da era digital.
 
 
Por: CM Faro