A Escola de Atividades Aquáticas vai contar com horários reforçados a partir do início do novo ano letivo.

A celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Albufeira e o Futebol Clube de Ferreiras foi ontem (2) aprovada em reunião de câmara, e vai permitir, numa primeira fase, criar 200 vagas adicionais. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, realça a importância de “melhorar as condições de acesso da população à prática desportiva”.

O executivo municipal de Albufeira deu luz verde à celebração de um protocolo de colaboração com o Futebol Clube de Ferreiras (FC Ferreiras), com vista à dinamização da Escola de Atividades Aquáticas (EAA). O documento foi ontem (2) aprovado em reunião de câmara, e vai permitir, numa primeira fase, criar cerca de 200 vagas adicionais nas aulas de natação, e disciplinas relacionadas. As atividades têm início previsto para meados do mês setembro, e acontecem no Complexo de Piscinas Municipais.

Segundo o presidente do Município, o objetivo passa por “dar resposta ao aumento da procura da população por atividades aquáticas”. José Carlos Rolo realça a importância de “melhorar as condições de acesso da população à prática desportiva”, e garante que “o reforço que conseguimos garantir para os próximos meses é para continuar”.

O protocolo de colaboração é válido até ao final de 2025, e vai permitir oferecer um modelo de formação desportiva sustentável e competitivo, a um número significativa de munícipes. O acordo poderá ser prolongado até ao final da época, e prevê ainda a finalização do processo de certificação da EAA no programa “Portugal a Nadar”, da Federação Portuguesa de Natação. O objetivo passa por assegurar o reconhecimento formal da formação proporcionada, de acordo com os mais elevados padrões de exigência.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal, e vereador com o pelouro do Desporto, Cristiano Cabrita, “a celebração deste protocolo é particularmente importante por acontecer num momento em que Albufeira se prepara para ser Cidade Europeia do Desporto 2026”. O autarca agradece ainda disponibilidade do FC Ferreiras, que considera ser “um parceiro imprescindível na formação dos nossos jovens”.

A implementação do acordo vai contribuir para uma utilização mais eficiente dos equipamentos municipais, e assim aumentar o nível de satisfação dos utilizadores. O protocolo entre o Município e o FC Ferreiras prevê o aumento do número de turmas disponíveis para o ano letivo que agora inicia, e o alargamento dos horários das aulas. Vão ainda ser criadas duas turmas de hidroginástica, com sessões semanais num horário (7h15) que facilita a compatibilização com a vida profissional dos participantes.

O período para a receção de novas inscrições vai ser aberto em breve. As renovações de inscrição já estão em curso, de acordo com o calendário disponibilizado no Website Oficial do Município.

 

CM Albufeira