Da sala de estar à casa de banho, estes são os melhores tipos de chão a considerar para cada espaço.

Uma das etapas a ter em conta ao construir uma casa ou reformar uma divisão passa pela escolha dos pavimentos. Mas com tantas opções no mercado, quais são os pavimentos mais adequados para cada espaço?  Viajando por cada divisão da casa, os especialistas da Habitissimo explicam quais são os melhores tipos de chão para cada situação.

No exterior: pavimentos fáceis de limpar

Habitissimo

Habitissimo

Começamos no exterior da casa - varandas incluídas. Estes espaços costumam ser mais sujeitos aos elementos e à sujidade, e por isso, o revestimento escolhido tem de ser fácil de limpar e muito resistente. As melhores soluções são o piso tipo deck e o piso cerâmico. No caso do deck, há a vantagem de não ser preciso fazer um tratamento ou manutenção especial assim que está instalado. Mas esta é uma opção um pouco mais cara. Já o piso cerâmico é mais barato, mas deverás escolher um tipo indicado para zonas exteriores.

Sala de estar: chão deve ser resistente

Chão da sala de estar

Habitissimo

A palavra de ordem numa sala de estar e demais zonas sociais é o conforto, mas o piso deve ser igualmente resistente, para aguentar o tráfego sem se estragar e perder o bom aspeto. Os pisos mais comuns são os de taco ou de réguas de madeira laminada com boa qualidade. O piso de taco é intemporal e bem mais barato que o de madeira maciça. Tem a vantagem de ser fácil de substituir, caso algum problema localizado apareça. Um piso igualmente resistente e ainda mais barato é o de réguas de madeira laminada, especialmente os modelos mais grossos.

Quartos: piso confortável e com durabilidade

 

Chão do Quarto

Habitissimo

O pavimento nos quartos tem que ter durabilidade, mas também ser confortável e agradável ao olhar. Assim, aposte na madeira maciça, ou, para uma alternativa mais em conta, no pavimento laminado. A madeira maciça traz resultados muito importantes à divisão, mas representa um investimento maior. Além disso, precisas de fazer a manutenção do piso com alguma frequência, de acordo com as instruções do fabricante. O pavimento flutuante, por sua vez, é de fácil aplicação, é confortável e está disponível em imensas cores e modelos. Caso optes por este último piso, garante que escolhes um com grossura suficiente, para maior durabilidade e qualidade.

 

Chão da casa de banho: atenção à humidade

Pavimento da casa de banho

Habitissimo

As casas de banho são divisões com humidade frequente, e por isso, o piso deve atender a essa característica. Como são o espaço onde fazemos a nossa higiene diária, o chão deve também ser fácil de limpar e desinfetar. As melhores opções são o piso cerâmico e o pavimento vinílico. O primeiro é bastante comum nestas divisões, é resistente, impermeável, e tem um preço em conta. O vinílico também é recomendado em casas de banho, já que é duradouro e dá um toque mais confortável que a cerâmica. No entanto, deverás garantir que escolhes um modelo com propriedades anti humidade e que o piso fica bem nivelado e limpo aquando da sua aplicação. Nota que o vinil representa um investimento um pouco maior.

Cozinha: pavimento de cerâmica é uma opção

 

Pavimento da cozinha

Habitissimo

Se há divisão complexa no que toca às necessidades de revestimento, é a cozinha, já que costuma ser um espaço de elevada circulação, que tem ao mesmo tempo bastante humidade e contacto com água. Regra geral, não há como enganar com a aposta na cerâmica ou na resina epóxi. A cerâmica tem uma grande variedade de opções por onde escolher (inclusive, já existe cerâmica a imitar madeira). É muito fácil de manter limpa, é resistente e tem um preço em conta. A resina epóxi é uma escolha mais moderna, mas é um dos materiais mais higiénicos que podes encontrar, podendo estar em contacto com água sem se deteriorar. Existem várias opções de acabamentos, sem que para isso tenhas que gastar muito.

 

Por: Idealista