GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A escravatura é tão antiga como a civilização. Em Portugal (Fig.) assistiu-se ao seu incremento com os “Descobrimentos”. A 1º expedições de Lançarote de Freitas (1444) à Costa de Arguim rendeu 235 cativos, leiloados em Lagos.

A importação foi abolida para escravos brancos em 1494 e para os outros em 1761, mas só a partir de 1854 os do Estado foram libertos e os da Igreja em 1856.

António catecúmeno Turco, batizado em 1584, era escravo do Sr. Jorge Furtado de Mendonça, residente nas Ferrarias (Almancil). Foi seu filho Manuel Furtado, “sujeito” de Lopo Furtado e casado com Ensencia Martins …

Outro António, de Argel, escravo de Bartolomeu Afonso de Bragança, residente na Rua Ancha (Loulé), foi batizado em 1633.

Manuel Rodrigues, escravo de Domingos da Ponte, nasceu no Cabo (Boliqueime) em 1696. Vivia na Nora (Varejota) quando casou, em 1738, com Laurência Coelha (filha de Manuel Cabrita e de Maria Viegas), vindo a falecer em 1744, com testamento.

Esperança, mãe de Manuel Rodrigues, nascida no Cabo em 1666, era escrava de Manuel da Ponte, o qual era irmão do anterior Domingos da Ponte. Considerando que, normalmente, as escravas eram “possuídas” pelos seus senhores… o Manuel seria sobrinho do seu proprietário. A influência genética africana, na população Portuguesa, foi maior por via feminina (4%) do que do masculina (0,6%) (Beleza et al., 2006).

Maria, a mãe de Esperança, era escrava de Francisco Vaz, foi crismada em Loulé, em 1636, sendo a madrinha uma Maria Rodrigues…

Francisca Neta, mulata, mãe da Maria, foi batizada em Loulé, em 1597. Francisca foi por sua vez filha de Luísa Neta, batizada em Loulé, em 1571. Luísa era escrava de Leonor Adães e foi casada, em 1592, com o grandulense Manuel Fernandes (filho de Manuel Fernandes e de Luzia Mendes).

Domingos Neto e Francisca Neta, os pais de Luísa Neta, terão nascido por volta de 1540. Pelo facto de Leonor Adães ser esposa de Bartolomeu Neto, este deve estar relacionado com algum(s) dos progenitores da Luísa Neta…