GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Mesquita, como apelido, é um topónimo … há em Portugal sítios deste nome indicativo de local de culto do Islão, como em S. Brás de Alportel e na Tôr.

O mais antigo documentado, Estêvão Pires de Mesquita, foi casado com Aldonça Nunes de Meireles, filha bastarda de João de Chacim e Meireles, Senhor de Chacim e da Quinta de Meireles, em Trás-os-Montes.

Lopo Esteves de Mesquita, filho de Estêvão e de Aldonça, foi Ouvidor Real da Vila de Lamas...

Inês Lopes de Mesquita, filha de Lopo Esteves, casou com Martim Gonçalves de Pimentel, filho bastardo de João Afonso Pimentel, Senhor de Bragança e 1º Conde de Benavente.

Inês Lopes e Martim Gonçalves tiveram vários filhos e 5 deles estiveram no cerco de Arzila (1471), quando juntaram os cintos para treparem á Mesquita … cintos que figuram no Brasão da família (fig.).

Sendo assim a linhagem Mesquita vem da Pimentel, já que os 5 irmãos eram filhos de Martim Gonçalves; netos de João Afonso; e bisnetos do Rico-Homem Afonso Vasques Pimentel e de Sancha Fernandes (filha de Fernão Esteves Pintalho e de Maria Nunes de Chacim) …

Afonso Vasques foi filho do 1º matrimónio de Vasco Martins Pimentel com Maria Anes (filha de João Martins de Fornelos e de Urraca Fafes).

Vasco Martins foi filho bastardo de Martim Fernandes de Novais. Pimentel foi alcunha pelo seu temperamento colérico…

Em Albufeira encontrou-se Domingas Mesquita, casada c.1650 com Francisco Viveiros Machado (filho de Francisco Viveiros). Domingas era filha de João Rodrigues Alvaleide; neta de Mem Rodrigues Vieira e de Maria Rodrigues Vieira; bisneta de Gaspar Rodrigues Vieira e de Constança da Maia; trineta de Mem Rodrigues Alvaleide e de Beatriz Vieira (1/4 Cristã Nova); e tetraneta de Gaspar Rodrigues Vieira de Alvaleide, nascido c.1475 ...

 

Nota: Mem Rodrigues Vieira foi Juiz Ordinário e Capitão de Infantaria de Albufeira, onde foi julgado pelo Santo Ofício em 1612 por “prepotência e blasfémia” e sentenciado em 1619 por “actos escandalosos, blasfémias heréticas e imprudências” (IAN/TT-IE 4614).