Desde 2007 que o Município de Mértola, em parceria com um conjunto de entidades públicas e privadas integradas na marca Visit Portugal Birdwtaching, tem vindo a desenvolver um trabalho de estruturação do produto birdwatching, por forma a posicionar o sul de Portugal como um destino de referência para o turismo ornitológico.

A observação de aves é um nicho de mercado de grande relevância mundial. Calcula-se que este segmento de mercado atinga, no mundo os cerca de 80 milhões de birdwatchers essencialmente localizados nos países anglo-saxónicos (Reino Unido: 2,4 milhões; EUA: 40 milhões), nos países escandinavos, na Holanda, Bélgica, Alemanha e no Canadá.

Este produto assume uma relevância estratégica para o território de Mértola, pois, ocorre essencialmente em época baixa contribuindo para minimizar os efeitos da sazonalidade; abrange um perfil de turista de segmento medio/alto e contribui para a consciencialização da importância da salvaguarda da avifauna local.

A forte expressão do mercado norte-americano neste produto, justifica a incidência de várias ações promocionais junto daquele público. Desde 2013 que a marca Visit Portugal Birdwatching e, em particular, o Município de Mértola se fazem representar em feiras de birdwatching nos EUA e já acorreram ao território vários jornalistas da imprensa especializada.

No âmbito desta estratégia de promoção, decorreu de 1 a 7 de abril mais uma press trip, desta feita com o editor da revista americana Birdwatcher’s Digest, Bill Thompson III. Esta visita abrangeu as áreas territoriais da parceria, em particular, os estuários do Tejo e Sado; a região do Alentejo com as áreas do Campo Branco -  Castro Verde, Mértola e o vale do Guadiana e na região do Algarve a Reserva Natural de Castro Marim, a Ria Formosa e Sagres.

 

Por: CM Mértola