Na passada sexta-feira, dia 1 de março, a Ambifaro e o Serviço de Proteção Civil Municipal juntaram-se para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, com um simulacro consertado entre a Polícia de Segurança Pública, a Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro e a Associação Humanitária de Bombeiros Faro – Cruz Lusa.

Esta ação conjunta contou ainda com as estruturas da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, da Autoridade Tributária, da FAGAR E.M., do Judo Clube de Faro e da ETIC_Algarve, que oportunamente cedeu duas equipas para a cobertura fotográfica e reportagem videográfica.

Depois do simulacro de sismo, seguido de incêndio, do passado dia 6 de março de 2023, este exercício conheceu uma narrativa diferente, que incidia sobre uma temática desafortunadamente real e contemporânea: um crime passional. Dentro da narrativa proposta e na sequência das ações cometidas, deflagrou um incêndio em viatura no estacionamento do piso -2, seguido de diferentes agressões, das quais resultaram um ferido grave. Em causa, o teste aos meios internos do Mercado e à interligação de procedimentos dos Agentes de Proteção Civil de Safety e Security.

Uma vez em exercício, procedeu-se à ativação dos protocolos de intervenção e emergência por parte das equipas da Ambifaro: primeiro através de chamada para o 112 e, uma vez acionados todos os mecanismos - não só dos integrantes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) como das diferentes equipas internas (primeira intervenção, evacuação e primeiros socorros) -, dando sequência à evacuação de todos os presentes no edifício. Aos dois Corpos de Bombeiros do Concelho coube o combate ao incêndio (dificultado pela localização e acesso), tendo o Corpo de Bombeiros de Faro Cruz Lusa realizado a intervenção e apoio pré-hospitalar; à Polícia de Segurança Pública coube a aproximação, cerco e contenção do meliante que, à chegada de todos os elementos, se encontrava barricado numa das zonas técnicas do 1º piso do Mercado.

A ação permitiu reconhecer as carências da infraestrutura e assim, prepará-la de forma ainda mais adequada para o futuro, assegurando, ainda com maior segurança, o acolhimento de todos os que trabalham e visitam o nosso Mercado.

Para o presidente do conselho de administração da Ambifaro, Henrique Gomes, “esta foi uma oportunidade bem aproveitada por todos os elementos e equipas intervenientes, naquele que se revelou um teste rigoroso e, com isso, revelador, dos recursos técnicos e humanos presentes na infraestrutura” acrescentando ainda que “estes momentos são de indiscutível importância” e que “se repetirão no futuro em nome da prevenção e segurança de todos, numa lógica de melhoria continua dos serviços que são colocados à disposição da nossa comunidade”.

Já para Rui Baptista Graça, Coordenador Municipal de Proteção Civil “a realização regular de exercícios e simulacros em equipamentos desta dimensão apenas demonstra que a cultura de prevenção está cada vez mais enraizada na nossa sociedade, incrementando a resiliência que se pretende cada maior” deixando o desafio a “todos os responsáveis por instalações e equipamentos que não descurem a sua proteção e prevenção, num investimento de escassos minutos que garante uma maior segurança em todos os demais”.

À Ambifaro, resta agradecer a todos os participantes, organizadores e envolvidos de forma mais direta e indireta no simulacro, pedindo naturalmente compreensão pelos constrangimentos que uma ação desta dimensão e natureza comporta naturalmente.