RECUPERAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS DE FUTURO MARCAM DISCURSO

Com um saldo de tesouraria de quase 55 milhões de Euros, o Município de Albufeira foi considerado como o de “maior equilíbrio financeiro”. Este foi o dado de partida para o discurso de Ano Novo de Carlos Silva e Sousa que, perante cerca de uma centena de munícipes, apresentou diversos projetos e investimentos de futuro. Novo Quartel da GNR de Olhos d’Água, um outro para os Bombeiros, um Conservatório, diversos lares e o Plano de Drenagem dominaram parte da mensagem, fortemente aplaudida. Entretanto, após a integração do saldo de gerência, está já previsto lançar obras num valor de 48 milhões de Euros

Quando Carlos Silva e Sousa iniciou as suas funções como Presidente da Câmara de Albufeira, o Município tinha uma dívida, entre empréstimos e a terceiros, de cerca de 51 milhões de Euros; volvidos cerca de três anos, a dívida ronda os 15 milhões, o que significa uma amortização de cerca de 35 milhões de euros. Atualmente, o saldo de tesouraria do Município é de cerca de 55 milhões de Euros, o que constitui um motivo de grande orgulho para o Executivo. Com uma palavra de reconhecimento ao trabalho excecional feito pelo Vereador responsável pelas Finanças, José Carlos Martins Rolo, Carlos Silva e Sousa salientou o facto de Albufeira ter-se posicionado, em termos nacionais, em primeiro lugar no que concerne ao equilíbrio orçamental, “com uma relevante descida de encargos com amortizações, no valor de 66,1%.” Mas o Autarca alertou, perante cerca de uma centena de convidados presentes, que tais indicadores não significam ausência de preocupações: “vai continuar o rigor na gestão financeira porque vamos continuar a estar muito atentos ao apoio social, à educação e à promoção turística”, vistas como grandes áreas de atuação. Lembrando as cheias de 1 de novembro, Carlos Silva e Sousa voltou a salientar a solidariedade da comunidade albufeirense para com a reconstrução da baixa da cidade “em pouco mais de mês e meio, a tempo de celebrarmos uma data emblemática, a Passagem d’Ano. Quando muitos não acreditaram nesta possibilidade, nós acreditamos e conseguimos, não podendo deixar de salientar o esforço do nosso Departamento de Infraestruturas e os empreiteiros que procederam à sua recuperação, salientando que nos fizeram ‘preços de combate’, porque sabiam que o pagamento seria imediato, como foi”, salientou. 

Previstas obras num valor de 48 milhões de Euros Depois deste esforço feito na recuperação financeira, o Município está agora em condições de avançar com um conjunto de investimentos estruturais. Quanto a investimentos a curto e médio prazo, o Presidente salientou o Plano de Drenagem, três novos lares, um em Olhos d’Água, outro nas Fontainhas (Ferreiras) em parceria com a Nuclegarve e outro em Albufeira em conjunto com a ASHA. Quanto a Cuidados Continuados, pretende-se aumentar a capacidade para o dobro, em conjunto com a Fundação Silva Leal, num investimento a ser realizado na Guia e como complemento ao lar já existente. 

 

Por: CM Albufeira